Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Governo recebe Movimentos Sociais e discute soluções para moradia
10/04/2018 - 15h47m

Governo recebe Movimentos Sociais e discute soluções para moradia

Reunião debateu políticas efetivas para implantação de reforma agrária e urbana em Alagoas

Governo recebe Movimentos Sociais e discute soluções para moradia

Diálogo com os movimentos sociais é uma postura constante do Governo do Estado. (Foto: Adaílson Calheiros)

Texto de Renata Arruda

Com o intuito de manter um diálogo contínuo com todos os setores da sociedade, o Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil, Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), recebeu líderes dos movimentos sociais, nesta terça-feira (10), no Palácio República dos Palmares, para debater políticas efetivas para implantação de reforma agrária e urbana em Alagoas.

O desenvolvimento de ações e programas voltados para a produção, assistência técnica, créditos, desapropriação, foram outros temas tratados pelo grupo.

De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, o diálogo com os movimentos sociais é uma postura constante do Governo do Estado desde o início da gestão.

“As reuniões com os movimentos sociais são constantes no Palácio, pois a abertura ao diálogo para tratar sobre reforma agrária é uma política de governo. Ouvimos as pautas e damos sempre o devido encaminhamento”, afirmou Adrualdo Catão.

Em um ato pacífico, os movimentos sociais presentes deram um abraço simbólico ao redor do Palácio República dos Palmares, em agradecimento ao tratamento dado pelo Governo de Alagoas aos mesmos.

“Com esses encontros esperamos contribuir para que as políticas públicas em prol da reforma agrária sejam fortalecidas", completou a gerente de Articulação Social do Gabinete Civil, Edenilsa Lima.

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, comentou sobre o trabalho realizado pelo grupo de trabalho. “Se não fosse pelo diálogo constante com os movimentos, a gente não estaria vivendo essa paz no campo. Por meio de encontros como este, gerenciamos, administramos e mantemos a paz e solucionando os problemas”, disse.

No encontro, estiveram presentes representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, e Movimentos Unidos Pela Terra (MUPT).

Sem Tetos

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) também levou uma pauta específica sobre reforma urbana no terreno Dandara, localizado no bairro Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió.

“Estamos dando continuidade à construção um projeto amplo de habitação, para que, de forma conjunta e democrática, sejam atendidas a maior parte dos interesses de ambos os movimentos presentes no Dandara”, enfatizou Humberto Carvalho, secretário executivo da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg