Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 21 municípios são beneficiados com a conclusão de obras moradias inacabadas
17/07/2019 - 14h23m

21 municípios são beneficiados com a conclusão de obras moradias inacabadas

Iniciativa da Seinfra investiu cerca de R$ 10 milhões de recursos próprios para retomar serviços de 1.800 moradias em Alagoas

21 municípios são beneficiados com a conclusão de obras moradias inacabadas

Desde 2018, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), investiu cerca de R$ 10 milhões, de recursos próprios, para concluir obras de mais de 1.800 moradias em 21 municípios alagoanos, que ficaram inacabadas devido a descontinuidade dos programas de habitação do governo federal, o Operações Coletivas e SUB 50.

 

 

A proposta da Seinfra é entregar as unidades prontas, resolvendo os serviços que ainda estão faltando, como: esquadrias; pinturas; sanitários, pias, balcões, tanques e demais necessidades. Além da construção das moradias será também proporcionado infraestrutura básica de abastecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica em alguns municípios.

 

 

A equipe da Seinfra, formada por assistentes sociais, engenheiros e arquitetos, estão trabalhando no levantamento de todos os municípios participantes. Com os mapas dos conjuntos e as fichas de serviços em mãos, os profissionais vão de casa em casa para identificar as necessidades e em seguida elaborar um relatório com todas as informações colhidas.

 

 

No total, 21 municípios receberão os recursos necessários para finalizar as moradias: Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Viçosa, Cacimbinhas, Maragogi, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Olho D’Água do Casado, Pariconha, Pindoba, São Sebastião, Belo Monte, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Mar Vermelho, Olho D’Água das Flores, Palestina, Olivença, Dois Riachos, Joaquim Gomes.

 

 

Algumas cidades já foram beneficiadas com a iniciativa da Seinfra, como por exemplo, Mar Vermelho e Piaçabuçu, com 16 e 40 residências entregues (respectivamente) na primeira etapa e Senador Rui Palmeira com a assinatura do convênio que garante as obras.

 

 

O Secretário estadual de Infraestrutura, Maurício Quintella, ressaltou que a iniciativa apresenta, finalmente, uma realização para quem sonhava com a casa própria e viu essa esperança ser ameaçada.  

 

 

“A Seinfra está realizando um excelente trabalho e estamos conseguindo retomar as construções com a ajuda financeira do Governo de Alagoas. Com as obras de infraestrutura e saneamento vamos entregar mais dignidade às famílias beneficiárias”, destacou o Secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella.

 

 

Os programas

 

 Nos anos de 2009 e 2013, o Governo Federal iniciou as construções de casas em conjuntos habitacionais de diversos municípios do estado. Mas devido a problemas com repasses federais, questões burocráticas e dificuldade das prefeituras na execução das obras as cidades alagoanas não entregaram as moradias para a população.

 

 

 

As residências assistidas fazem parte de dois programas federais, o Operações Coletivas, existente antes do Minha Casa Minha vida e o SUB-50, que beneficiava municípios de pequeno porte, com população de até 50 mil habitantes.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg