Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Águas do Canal do Sertão minimizam efeito de estiagem prolongada
02/03/2017 - 13h05m

Águas do Canal do Sertão minimizam efeito de estiagem prolongada

Municípios que estão em situação de emergência recebem mais de 2 milhões de litros de água do Canal do Sertão diariamente, por meio de carros-pipa

Águas do Canal do Sertão minimizam efeito de estiagem prolongada

Foto: Márcio Ferreira

Texto de Marina Ferro


Diante da estiagem prolongada que afeta o sertão alagoano, ações emergenciais estão sendo desenvolvidas para minimizar os efeitos da seca de 2011/2012, considerada uma das piores dos últimos 50 anos. A escassez da chuva já compromete 77 municípios do Estado, considerados em situação de emergência.

 

Diante deste cenário, a Secretaria de Estado da Infraestrutura, um dos órgãos que compõe o Comitê de Combate aos Efeitos da Seca, vem desenvolvendo projetos para amenizar os efeitos. O sistema de barragens é uma das ações em desenvolvimento, que visa implantar barramentos em talvegues que cortam o Canal do Sertão.

 

As águas do Canal do Sertão abastecerão 25 barragens, com 70 metros de extensão, ao longo dos primeiros 65 km. Os reservatórios terão, em média, um volume de 20 mil m³, e juntos vão conter 500 mil m³ de água, quando plenamente cheios.

 

“Dessa forma, iremos contribuir substancialmente para o abastecimento humano, a produção agrícola e a criação de animais da população sertaneja, tão castigada com a escassez de água neste período”, disse o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Alexandre Barros.

 

As barragens serão construídas nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca, beneficiando 10 mil sertanejos.

“O objetivo é que sejam abastecidas as populações rurais da região do sertão, melhorando as condições de vida dos sertanejos, através da implantação de infraestrutura adequada para abastecer as famílias que vivem próximas ao local dessas barragens”, concluiu o superintendente.

 

Carros-pipa


O Canal do Sertão também já está servindo para o abastecimento de 61 carros-pipa que levam água para 40 municípios em situação de emergência. Ao todo, são mais de 2 milhões de litros de água fornecidos pelo Canal diariamente. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg