Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Área 2 do Vale do Reginaldo beneficiará 96 famílias com novas residências
19/11/2015 - 11h34m

Área 2 do Vale do Reginaldo beneficiará 96 famílias com novas residências

Conclusão das obras desse trecho está prevista para março de 2016

Área 2 do Vale do Reginaldo beneficiará 96 famílias com novas residências

O Governo de Alagoas tem construído moradias dignas para famílias que viviam em barracos e adotado ações que viabilizam o bem-estar social (Foto: Adailson Calheiros)

Myllena Diniz

 

O sonho da casa própria vem junto ao anseio por condições dignas de moradia. Para que essa realidade seja possível no Vale do Reginaldo, em Maceió, o Governo de Alagoas trabalha na sua reurbanização. Até março de 2016, cerca de 96 famílias devem ser contempladas com novas residências e melhorias na infraestrutura local.

 

As unidades habitacionais em fase de conclusão estão distribuídas em oito blocos e integram a Área 2 do Vale do Reginaldo, situada próxima à Ladeira Geraldo Melo. Nesse trecho, foram investidos R$ 2,8 milhões - verba proveniente do Ministério das Cidades e do governo estadual.

 

O Governo de Alagoas tem construído moradias dignas para famílias que viviam em barracos e adotado ações que viabilizam o bem-estar social. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) está na linha de frente da execução das obras e dos diálogos com a comunidade e o município.

 

A reurbanização do Vale do Reginaldo ocorre por meio de cooperação entre os governos estadual e municipal. Segundo a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, o alinhamento no cronograma das obras das duas esferas é fundamental para a eficiência do projeto.

 

“Desde o início do ano, resolvemos entraves burocráticos e realizamos um planejamento alinhado com a prefeitura, para sincronizarmos os trabalhos. Não podemos entregar habitações sem que sejam oferecidas boas condições de moradia. O Vale do Reginaldo engloba várias obras; por isso, devemos concluir todos os projetos de cada trecho, antes de iniciarmos o seguinte”, destacou a secretária.

 

Por parte do Governo de Alagoas, a comunidade é beneficiada com a construção de habitações, encostas e equipamentos sociais, como postos de saúde e escolas. O Estado também atua em melhorias habitacionais, desapropriação e viabilização de aluguel social para as famílias desmobilizadas.

 

Por outro lado, a Prefeitura de Maceió tem a incumbência de entregar vias pavimentadas, sistemas de distribuição de água, esgotamento sanitário, drenagem e iluminação.

 

Para a entrega das 96 residências, uma das condicionantes é a construção de encostas – nesse caso específico, sob a responsabilidade da Prefeitura de Maceió. Nas demais áreas do Vale do Reginaldo, as obras de encostas ficam a cargo do governo estadual.

 

“O conjunto habitacional da Área 2 está em fase de conclusão e a nossa expectativa é entregá-lo até março de 2016, desde que as obras do entorno estejam concluídas.  Precisamos garantir que a população tenha condições de residir no local com qualidade de vida”, reforçou Aparecida Machado.

 

Novas obras

 

Mediante conclusão das obras da Área 2, a Seinfra dará sequência ao projeto nas Áreas 3 e 3A, onde serão construídas 300 unidades habitacionais. A meta é iniciar os trabalhos no primeiro trimestre de 2016.

 

Cerca de 95% das novas áreas já foram desapropriadas. As famílias desmobilizadas receberão aluguel social, durante a realização da obra, ou indenização. A remoção temporária dos moradores é necessária para a realização do eixo viário, da rede de esgotamento sanitário e das encostas.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg