» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Assinada ordem de serviço para recuperação de 9 estações de tratamento de água no Sertão
25/11/2017 - 13h00m

Investimento na obra de abastecimento será de R$ 8 milhões e vai beneficiar sete municípios

Texto de Severino Carvalho

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai investir R$ 8 milhões na recuperação de nove estações de tratamento de água em sete municípios do Sertão alagoano. A ordem de serviço para a execução das obras foi assinada na manhã deste sábado (25), em Canapi, pelo governador Renan Filho, o presidente da Casal, Clécio Falcão, e o secretário de Infraestrutura, Humberto Carvalho. O ato aconteceu durante a 8ª edição do Governo Presente.

"Estamos intensificando as ações de abastecimento de água, porque entendo que é uma das prioridades de nosso povo. Não dá mais para no século 21 a população não ter água em suas cidades. Isso é inaceitável, inconcebível! Vamos seguir fazendo esses investimentos para que todas as cidades tenham abastecimento de água decente", declarou Renan Filho.

As obras vão beneficiar mais de 120 mil moradores dos municípios de Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Canapi e Inhapi. "Esse investimento - aliado a outros que já fizemos - vai mudar a vida de muita gente. O cidadão, pela primeira vez na história da cidade de Inhapi, por exemplo, vai dá na torneira e encontrar água", garantiu o governador.

As obras consistem na reforma dos reservatórios, melhoria da estrutura física, na troca dos conjuntos motobombas e automação. Esses investimentos, juntamente com a estação de tratamento de água do Sertão, em Pariconha, vai garantir uma maior segurança hídrica para a população sertaneja.

"A obra vai beneficiar todos os municípios do Alto Sertão. Vamos revitalizar todas as estações elevatórias do sistema coletivo. Essa revitalização se faz necessária para que a gente consiga garantir que a água chegue com pressão suficiente para essas cidades que ficam na ponta do sistema", explicou Clécio Falcão.

As nove estações beneficiadas com as melhorias garantem o bombeamento da água captada no Canal do Sertão e no Rio São Francisco, que após passar por tratamento é distribuída pela rede da Casal aos sete municípios.

"A Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) vem trazer resposta a um dos maiores problemas dessa região que é o desabastecimento de água. O cidadão que mora em Canapi vive uma situação de receber água uma vez a cada duas semanas, duas vezes por mês. Grandes investimentos foram feitos e a água continua não chegando a esses municípios, sobretudo nos mais afastados do Rio São Francisco", lembrou Humberto Carvalho.

O prefeito de Canapi, Vinicius Lima, disse que é "uma satisfação imensa" receber a 8ª edição do Governo Presente no município dele e destacou o empenho de Renan Filho para colaborar com a administração local.

"O governador, desde que eu assumi a prefeitura, sempre foi muito prestativo em solucionar todos os problemas que a gente tinha. Pegamos uma prefeitura acabada, com vários problemas, e o mais grave era o da água. Nosso Sertão estava enfrentando um período de quase seis anos de seca. Então, logo que assumiu, o governador fez o programa de emergência por meio de caminhões-pipa e depois perfurou aqui mais de dez poços artesianos", recordou o prefeito.

Canal do Sertão

Em entrevista na cidade de Canapi, durante o Governo Presente, o senador Renan Calheiros anunciou que será feita uma extensão de 100 km do Canal do Sertão.

"Isso muda a face do Sertão de Alagoas e até do Agreste, porque esse Canal é de uso múltiplo e vai levar água para mais de 40 cidades de Alagoas chegando, finalmente, a Palmeira dos Índios e a Arapiraca", revelou Renan Calheiros.