Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Campanhas e ações de segurança previnem acidentes no Canal do Sertão
13/08/2015 - 16h07m

Campanhas e ações de segurança previnem acidentes no Canal do Sertão

Treinamento, reciclagem de conhecimento e conversas diárias com funcionários fazem parte de procedimentos adotados nas frentes de trabalho da obra

Campanhas e ações de segurança previnem acidentes no Canal do Sertão

Trecho IV é executado pela Construtora Norberto Odebrecht (CNO) e compreende a extensão que vai do km 92,93 ao km 123,40, entre os municípios de Senador Rui Palmeira a São José da Tapera; canteiro exibe a marca de 520 dias sem acidentes com afastamento (F

Shirley Emerik e Marina Ferro

 

Segurança do trabalho é um tema prioritário para a Secretaria da Infraestrutura e para a equipe do trecho IV do Canal do Sertão Alagoano e, por isso, o canteiro exibe a marca de mais de 520 dias sem acidentes com afastamento. Essa conquista é resultado de treinamento, reciclagem de conhecimento e conversas diárias com os funcionários nas frentes de trabalho.

 

O trecho IV é executado pela Construtora Norberto Odebrecht (CNO) e compreende a extensão que vai do km 92,93 ao km 123,40, entre os municípios de Senador Rui Palmeira a São José da Tapera.

 

O Canal do Sertão terá uma extensão total de 250 km, sendo entregues mais 37 km até setembro, totalizando 105 km de canal com água para uso. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, mas a execução é da Secretaria de Infraestrutura do Estado de Alagoas. É a maior obra de infraestrutura hídrica do PAC no Estado, que atenderá 42 municípios do Semiárido alagoano.

 

Para as equipes que lidam com atividades específicas, o cuidado é redobrado. Assim é, por exemplo, com o trabalho em altura e condução de veículos. Além do treinamento recebido no início das atividades, os trabalhadores passam por reciclagem anual e ainda recebem um crachá diferenciado, para a imediata identificação da autorização para exercer a função. Desta forma, os coordenadores visualizam rapidamente se as equipes atendem corretamente as exigências de capacitação.

 

Os funcionários que operam máquinas e veículos, antes de ligar os equipamentos, fazem diariamente a inspeção mecânica e de segurança. O check list a ser preenchido aponta se as máquinas estão aptas para operar ou se há algo a ser corrigido. Dependendo da gravidade do problema identificado, o equipamento é imediatamente encaminhado para oficina ou, em outros casos, deve ser corrigido em 24h. “A checagem é crucial para garantir a segurança de quem opera o equipamento e de quem circula na área”, conta gerente de Sustentabilidade da obra, Jaime Teles.

 

Para toda equipe, independentemente do cargo, há uma dinâmica para reforçar as normas de segurança: 15 minutos de conversa antes do início das atividades. É o Treinamento Diário de Trabalho (TDT), um método simples que dispensa tecnologia e metodologias. É a famosa roda de conversa, em pé mesmo, em cada frente de trabalho. Nesse espaço, o chefe de equipe reforça a necessidade do uso dos equipamentos de segurança, alerta alguma vulnerabilidade identificada no dia anterior ou em outra frente de trabalho e enfatiza as regras específicas para aquele time. Isso acontece todos os dias. “A mensagem que passamos pode parecer repetitiva, mas assim mostramos que estamos preocupados com a segurança de todos e que não se deve descuidar”, acrescentou diretor de contrato da CNO, Alexandre Biselli.

 

Adicionalmente a esse trabalho de rotina, o projeto executa campanhas periódicas de saúde, enfatizando a necessidade de usar a máscara para proteção respiratória (principalmente porque há grande movimentação de terra no canteiro) e protetor auditivo. Há ainda ações de esclarecimento com temas específicos, como aconteceu em junho, durante as festas de São João. O canteiro recebeu palestras para explicar como tratar uma queimadura, os cuidados para lidar com fogos de artifício e fogueiras e ainda os perigos para quem solta balões.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg