Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Cidades inclusivas é o principal tema da 6ª Conferência Estadual das Cidades
25/03/2017 - 12h00m

Cidades inclusivas é o principal tema da 6ª Conferência Estadual das Cidades

Evento ocorrerá até às 17h deste sábado e continua durante o domingo (26), das 8h às 18h

Cidades inclusivas é o principal tema da 6ª Conferência Estadual das Cidades

Foto: Neno Canuto

Texto de Marina Ferro

A manhã deste sábado (25) foi marcada com a abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, com a presença da secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, do deputado Estadual, Galba Novaes, movimentos sociais, sociedade civil organizada, área acadêmica, entre outros.

Na ocasião, foi debatida a função social da cidade e da propriedade, sob a perspectiva inclusiva, participativa e socialmente justa. Alagoas é o terceiro estado do País a realizar a conferência dentro do prazo.

Ainda no decorrer do dia, haverá a apresentação dos resultados das 19 conferências municipais ocorridas ano passado, além de palestras, painéis e momentos de debate. As pautas envolvem habitação, saneamento, esgotamento sanitário, acessibilidade e mobilidade, entre outros.

De acordo com a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, esse momento é de buscar definições de políticas públicas voltadas para a população que mais precisa. “Estamos recebendo movimentos sociais, sociedade civil organizada, área acadêmica, para ouvirmos as demandas, e, dessa forma, levarmos para o Governo Federal uma direção em relação aos investimentos que serão aplicados”, explicou a secretária.

“O recurso é escasso, então é necessário que seja aplicado com o máximo de prioridade, com aquilo que, de fato, levará benefícios à população. O momento é muito bom”, ressaltou Aparecida.

Com o tema da palestra voltada para habitação e regularização fundiária, a professora de arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e PhD em Planejamento Urbano, Débora Cavalcanti, ressaltou que essa conferência faz parte de um planejamento inclusivo.

“Nós lutamos muito por uma cidade inclusiva, com participação, pois ela é de todos. A gestão e projetos governamentais precisam ser discutidos com a população. Hoje, em minha palestra, irei falar sobre habitação, que é um dos maiores componentes da cidade e precisamos avançar muito nisso”, colocou a professora.

Ela ainda ressalvou a importância dos estudantes de arquitetura presentes no evento. “Nós, enquanto arquitetos e urbanistas, temos uma responsabilidade social com a cidade, portanto, precisamos atuar e nos preocupar com o cotidiano do nosso povo”.

O evento ocorrerá até às 17h deste sábado e continua durante o domingo (26), das 8h às 18h.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg