Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Com novas adutoras, Canal do Sertão levará água para 46 cidades
14/05/2014 - 12h45m

Com novas adutoras, Canal do Sertão levará água para 46 cidades

Três sistemas de abastecimento estão sendo construídos a partir do Canal; projetos em andamento desenvolvem potencial da região

Com novas adutoras, Canal do Sertão levará água para 46 cidades

Três grandes obras de abastecimento estão sendo construídas para acabar com o rodízio de água no Semiárido alagoano: as adutoras do Agreste, do Alto Sertão e da Bacia Leiteira. Junto ao Canal do Sertão, que conta com 65km em funcionamento e tem obras até o km 123, elas vão abastecer as casas de 1 milhão de pessoas. A primeira a entrar em operação é a do Agreste, que está 90% pronta e entrou na reta final de construção.

 
Com um ano de funcionamento completado em março, o Canal do Sertão alagoano já atende a cerca de 200 mil habitantes da região, beneficiados com a água que corre pelos 65km concluídos. Enquanto as adutoras ainda não entram em operação, a água é distribuída a cerca de 200 localidades por meio de carros-pipas que a coletam nos pontos de captação autorizados. O Canal também abastece 180 barreiros onde há criação de peixes e irriga a propriedade dos agricultores que receberam os primeiros kits de irrigação implantados pelo Governo do Estado.
 
O secretário da Infraestrutura, Marcos Vital, explica que a execução da obra do Canal do Sertão, com total transparência, possibilitou angariar recursos para a construção das três grandes adutoras, que junto ao Canal vão atender a 46 municípios e centenas de povoados.
 
“As obras das adutoras estão sendo executadas por meio de verba federal e estadual. Essas verbas só são liberadas quando outras etapas do projeto já mostram resultado. Então, para que as adutoras pudessem ser tocadas, primeiro o Canal tinha que despontar como uma das principais obras de infraestrutura hídrica do Estado”, afirma Vital.
 
“Graças ao empenho do Governo de Alagoas, o Canal do Sertão se tornou uma realidade e trouxe ainda mais essas importantes obras de abastecimento d’água, que são as adutoras do Agreste, do Alto Sertão e da Bacia Leiteira”, afirma.
 
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg