Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estado dá 'pontapé' inicial para a 2ª etapa da ampliação do Sistema Pratagy nesta quinta-feira
05/08/2015 - 12h15m

Estado dá 'pontapé' inicial para a 2ª etapa da ampliação do Sistema Pratagy nesta quinta-feira

Assinatura da ordem de serviço será feita pelo governador Renan Filho; obra vai beneficiar 100 mil pessoas

Estado dá 'pontapé' inicial para a 2ª etapa da ampliação do Sistema Pratagy nesta quinta-feira

Pelo menos, 100 mil pessoas serão beneficiadas com a conclusão da obra. (Foto: Acervo Secom-AL)

Renata Bertolino

 

O governador Renan Filho e a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, assinam nesta quinta-feira (6) a ordem de serviço para o início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Maceió, conhecido como Sistema Pratagy. A ordem de serviço é referente a segunda etapa da obra, que se iniciou em 2014.

 

Com recursos provenientes do Ministério das Cidades - por meio do PAC 2 -, o projeto está orçado em R$ 16.282.081,16 e tem previsão para ser concluído em aproximadamente 12 meses.

 

A ampliação do Sistema Pratagy deve aumentar, significativamente, o abastecimento da região do Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária, melhorar a qualidade da água oferecida à população, além de contribuir com redução do custo operacional, contemplando 100 mil pessoas.

 

Outro fator importante da obra deve-se a provável diminuição do uso de poços (cacimbas), hábito comum às comunidades da periferia que não têm acesso à água. O que poucos não sabem é que construir poços pode trazer riscos para saúde das pessoas, que consomem a água muitas vezes contaminada, devido à proximidade de fossas sépticas e sumidouros.

 

De acordo com a secretária Aparecida Machado, é necessário sair na frente e investir em obras de abastecimento de água para evitar um colapso no abastecimento da capital, situação que se tornou uma constante em algumas regiões metropolitanas do país.

 

“Todos nós sabemos da realidade enfrentada em várias cidades no Brasil, e da importância de se ter água todos os dias em nossas torneiras. Essa obra não apenas possibilitará a solução desse problema, como também, trará uma água de melhor qualidade para a população. Assim como esgotamento sanitário, água de qualidade representa ganho significativo em saúde", destacou a secretária.

 

A obra terá aproximadamente 10.600 metros de adutoras e sub-adutoras, uma estação elevatória, com reserva total de 2.300 metros cúbicos. A solenidade de assinatura da ordem de serviço acontece nesta quinta-feira, 6, às 10h, na Avenida Alice Caroline, Village Campestre II - após a empresa de água mineral Itagy). 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg