» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estado e municípios da região Norte discutem demandas de infraestrutura
07/05/2016 - 13h00m

Estado e municípios da região Norte discutem demandas de infraestrutura

Encontro entre gestores possibilita um mapeamento da região, nas áreas de saneamento, habitação popular e mobilidade urbana

Estado e municípios da região Norte discutem demandas de infraestrutura
Texto de Myllena Diniz

Ainda mais próximo da realidade de Alagoas, o Governo estadual marca presença na região Norte. Na sexta-feira (6), primeiro dia de atividades do Governo Presente, o vice-governador Luciano Barbosa e a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, se reuniram  com prefeitos e representantes dos municípios para ouvir as principais demandas na área de infraestrutura, na Câmara Municipal de Matriz de Camaragibe.

Também estiveram presentes o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, e técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). De acordo com Aparecida Machado, a iniciativa é fundamental para que seja elaborado um diagnóstico local e para que o Estado identifique a melhor forma de auxiliar os municípios.

"Quando ouvimos as demandas dos gestores, que conhecem a realidade da população e sabem quais são as reais necessidades dos habitantes de cada localidade, podemos pensar em soluções. Por isso, trouxemos nossa equipe de políticas de saneamento e de habitação, para já traçarmos a execução de novas ações", destacou a secretária.

Aparecida Machado também reforçou que o Estado tem sido um importante parceiro dos municípios na garantia de habitação popular. "Quando nossa equipe assumiu o governo, conseguiu recuperar várias obras residenciais que estavam paradas. Nós estamos dispostos a auxiliar os municípios e o governador Renan Filho está disposto a conseguir recursos próprios para superar o momento difícil que vive o país. Estamos construindo uma nova Alagoas", reforçou.

Abastecimento de água, habitação popular e pavimentação foram alguns dos pontos apresentados pelos municípios da região, entre eles Jacuípe, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Jundiá, Campestre e Porto Calvo.

"Agradecemos essa aproximação  com um governo presente, que tem escutado nossas dificuldades, para sermos atendidos de forma efetiva", salientou o prefeito de Jacuípe, Manoel Marques Júnior, o Manoelzinho.

Segundo o vice-governador, Luciano Barbosa, o governo de proximidade é um plano de ação que abarca todo o Estado. "Não são políticas públicas centralizadas em determinada região ou na capital. Temos a preocupação de contemplar Alagoas em sua totalidade. Queremos ouvir as lideranças, conhecer as necessidades da população, saber o que está impactando as cidades", ressaltou.

Com essa missão, a Seinfra, além de realizar obras estruturantes em todo o Estado, oferece apoio técnico e institucional aos municípios. "Estamos à disposição para elaboração de projetos e para atuarmos como interlocutores, com potencial pra assessorar os municípios a captarem recursos junto ao Governo Federal também", enfatizou Aparecida Machado.

Os gestores municipais devem encaminhar à Seinfra relatórios com as suas demandas prioritárias e técnicos da pasta devem visitar as cidades, nos próximos dias. As visitas técnicas vão auxiliar na elaboração do diagnóstico local, para que sejam definidas as ações a serem adotadas em cada município.