» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estado entrega 120 moradias em Junqueiro e realiza sonho de famílias
15/04/2015 - 14h16m

Estado entrega 120 moradias em Junqueiro e realiza sonho de famílias

Integração entre entes federativos resultou na conclusão do empreendimento habitacional

Estado entrega 120 moradias em Junqueiro e realiza sonho de famílias

Rendimentos dos recursos podem ser revertidos em melhorias para as moradias. (Foto: CDois)

Cento e vinte famílias do município de Junqueiro têm nova moradia a partir desta terça-feira, 14. Em parceria com o governo federal, Estado e Município entregaram 120 moradias. O convênio feito pelo Ministério das Cidades, inserido no Programa Operações Coletivas garantiu o recebimento dos repasses, via Caixa Econômica Federal.

A secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, reforçou o compromisso que o Governo tem em concluir as obras que estão em andamento. Ela traduziu o sentimento de muitos alagoanos que em um estado pobre como Alagoas sonham com uma casa própria. O Estado, neste sentido, tem a obrigação de concretizar este sonho.

“A casa própria representa segurança. É o local onde constituímos nossa família, que retornamos após o dia de trabalho. Esse sonho só foi possível ser realizado com o empenho e parceria dos governos federal, estadual e municipal. Agora, a missão destas famílias beneficiadas é perseguir a felicidade e transformar a construção em um lar”, ressaltou a secretária.

Ainda durante sua fala Aparecida Machado anunciou que os rendimentos dos recursos da obra serão revertidos em melhorias para todos os proprietários das casas. Será feito um levantamento dos custos e discutido posteriormente quais as melhorias poderão ser executadas.

O projeto visava à redução do déficit habitacional existente no município de Junqueiro. Todos os beneficiários foram cadastrados e selecionados pela Secretaria Municipal de Assistencial Social, contemplando famílias que não possuíam casa para morar.

Durante a solenidade o superintendente da Caixa Econômica Federal, Kleber Jurema, relembrou de quando a instituição foi criada, tendo como objetivo, o social. De La para cá, o banco está presente em vários programas sociais, inclusive no desenvolvimento de programas habitacionais. “Estamos juntos com o governo do Estado e continuaremos a desenvolver a área social em Alagoas e melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu Jurema.

De acordo com o prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, esse é o momento de unir forças e continuar levando melhorias para o município e reforçou que o governo do Estado pode contar com o apoio da prefeitura para a realização de novos projetos.

O loteamento foi entregue com toda a infraestrutura como: água, energia e esgotamento sanitário. As casas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. Após a solenidade, as 120 famílias assinaram o contrato onde elas passam a ser proprietárias das casas.

O custo total da obra foi de R$ 2.485.104,17, sendo aportados R$ 1.080.000,00 pelo governo federal; R$ 1.170.917,72 encaminhados pelo governo estadual; e R$ 234.186,45 pela prefeitura local.