Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estado intensifica compromisso com melhorias habitacionais nas grotas de Maceió
27/10/2017 - 09h00m

Estado intensifica compromisso com melhorias habitacionais nas grotas de Maceió

Seinfra entra como reforço ao Programa Vida Nova nas Grotas, promovido em parceria entre o Governo de Alagoas e a ONU-Habitat

Estado intensifica compromisso com melhorias habitacionais nas grotas de Maceió
Texto de Myllena Diniz e Manuela Mattos

O programa Vida Nova nas Grotas ganhou, na quinta-feira (26), o reforço da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que tem a missão de intensificar as melhorias habitacionais em locais de alta vulnerabilidade em Maceió. O órgão será um importante aliado da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), responsáveis pela implementação do projeto.

Inicialmente, as ações da Seinfra estarão concentradas na Grota da Macaxeira, no bairro de Chã de Jaqueira, que servirá de modelo para as demais ações da pasta dentro do programa. Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Humberto Carvalho, os trabalhos já iniciam nesta segunda-feira (30). “A partir da próxima semana, nossa equipe já estará em campo, para realizar o levantamento técnico das casas e a análise social, por meio da qual identificaremos o perfil das famílias e suas prioridades”, destacou.

Os trabalhos, executados com recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), serão desenvolvidos com base nas principais necessidades de cada família. “Serão serviços diferentes para cada realidade que encontrarmos, indo desde construções de novas cobertas a adequações de módulos sanitários”, explicou Geraldo Leão, superintendente estadual de Políticas de Habitação.

De acordo com Humberto Carvalho, a expectativa é de que um volume maior de casas e serviços seja contemplado por intermédio da Infraestrutura, cujo diferencial também é promover melhorias internas nas residências.

“O Vida Nova nas Grotas já avançou e fez muito por onde passou, atendendo a uma demanda da população e do próprio governador Renan Filho. Agora, viemos reforçar o programa, para garantir que as mudanças cheguem dentro das casas, não apenas nas áreas de convívio coletivo, e levem mais qualidade de vida, bem-estar e inclusão social”, salientou o secretário.

As melhorias habitacionais serão um complemento a outras transformações que já ocorrem na Grota da Macaxeira. Isso porque, por meio do programa, já têm sido construídos pontilhões, escadarias drenantes, passeios, muros de arrimo, canaletas, meio-fio e corrimãos, na localidade.

 

Programa Vida Nova nas Grotas

O programa Vida Nova nas Grotas nasceu em 2016, intitulado, inicialmente, “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”, com intuito de transformar a vida de cerca de 300 mil pessoas residentes em grotas de Maceió. Em princípio, o objetivo era proporcionar melhorias em mobilidade urbana, com a construção de escadarias drenantes, pontilhões e passeios em todas as comunidades de risco.

O programa cresceu, ganhou notoriedade e passou a se chamar Vida Nova nas Grotas, com a chegada de um forte aliado, o ONU-Habitat, que instalou em Alagoas o seu primeiro escritório no Nordeste, em outubro de 2017. A parceria levará, além da melhoria em mobilidade para as comunidades, programas de inclusão social, meio ambiente, qualidade de vida, infraestrutura e empreendedorismo.

Atualmente, o programa atende a 26 grotas da capital alagoana, com mais de 12 quilômetros de escadarias já construídas, 14,6 quilômetros de passeio, mais de 200 metros lineares de pontilhão e 17,5 metros lineares de corrimão.

Outro ponto transformador é a vulnerabilidade da população, sobretudo, em períodos de chuva. Com a falta de meios de mobilidade nas comunidades, aumenta-se, também, o risco de desmoronamentos e quedas de barreira. Pensando nisso, o programa já executou, até o momento, mais de seis quilômetros de meio-fio, 2.143,12 metros de muro de contenção e mais de cinco mil metros lineares de canaletas.

A previsão é de que, até o final deste ano, o programa atinja o marco de 40 comunidades beneficiadas e que, até o final de 2018, todas as grotas recebam as ações ofertadas pelo Vida Nova nas Grotas.

 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg