Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estado investe em infraestrutura hídrica no Agreste alagoano
22/04/2016 - 11h00m

Estado investe em infraestrutura hídrica no Agreste alagoano

Expectativa é de que novas adutoras reforcem o abastecimento de água em 22 cidades

Estado investe em infraestrutura hídrica no Agreste alagoano
Texto de Myllena Diniz

No Agreste, está situada a segunda maior cidade de Alagoas e uma das que mais crescem na região Nordeste: Arapiraca. Ciente do seu potencial econômico e no dos municípios circunvizinhos, o Estado investe em infraestrutura hídrica, com foco na construção de adutoras ao alcance de 22 cidades, pautado na sustentabilidade e na busca pela qualidade de vida da população.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) avança com as obras das adutoras que abastecerão os municípios de Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Igaci, ao longo de 16 km. Com investimento de R$ 14 milhões, a obra conta com 37% dos serviços executados.

“Garantir o abastecimento de água eficiente nessas cidades, que ainda têm carência no serviço, é fundamental para o Governo do Estado. A gente precisa levar água até as residências, proporcionar mais dignidade e qualidade de vida aos moradores, e favorecer a geração de renda local”, destacou Aparecida Machado, secretária de Estado da Infraestrutura.

Para a execução da obra, iniciada em março do ano passado, foram traçadas três metas. “Fragmentamos os serviços em captação de água da barragem de Bálsamo para Estrela de Alagoas, com 60% das obras executadas; implantação do sistema de abastecimento d’água de Estrela a Minador do Negrão, que já avança com 74% de execução; e sistema de abastecimento de Minador até Igaci, executado em 16%”, explicou a superintendente de obras da Seinfra, Sílvia Valéria.

Adutora do Agreste

Do Sertão ao Agreste, muitas águas vão rolar e beneficiar mais de 700 mil alagoanos, distribuídos entre 19 centros urbanos e 611 povoados. A mudança na qualidade de vida da população é uma das promessas da Adutora do Agreste, a ser interligada ao Canal do Sertão no km 220, com o objetivo de ampliar e modernizar a Estação de Tratamento de Água e os Reservatórios de Distribuição locais.

A obra representa mais água para consumo e geração de renda de pequenos e médios agricultores de Arapiraca, Belém, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Minador do Negrão, Olho d’Água Grande, Palmeira dos Índios, São Brás, São Sebastião, Taquarana e Teotônio Vilela.

“Temos construído uma nova Alagoas, com obras estruturantes e ações pensadas no desenvolvimento do Estado e nas melhorias de vida da população alagoana. Por isso, o acesso à água tem sido um dos nossos principais compromissos”, ressaltou Aparecida Machado.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg