Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estado leva ações de abastecimento e saneamento a São José da Laje
06/04/2017 - 11h58m

Estado leva ações de abastecimento e saneamento a São José da Laje

Secretaria de Estado da Infraestrutura e Prefeitura vão firmar Termo de Cooperação Técnica para agilizar obras no município

Estado leva ações de abastecimento e saneamento a São José da Laje

Foto: Thiago Sampaio

Texto de Myllena Diniz

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e a Prefeitura de São José da Laje  assinam um Termo de Cooperação Técnica neste sábado (8), às 9h, no Alto da Cocada, para agilizar a elaboração de projeto que irá solucionar o problema de abastecimento de água da cidade. A ação faz parte das atividades da 6ª edição do Governo Presente, que acontece nesta sexta (7) e sábado (8), beneficiando  municípios da região da Zona da Mata.

 

O Estado também vai oferecer apoio técnico ao município para a execução das melhorias do sistema de esgotamento sanitário do Residencial Vereador Armando Lyra. Na região, a Seinfra tem prioriozado as obras de infraestrutura hídrica, devido ao forte impacto da estiagem prolongada na localidade.

 

São José da Laje, inclusive, é um dos municípios alagoanos com situação de emergência já reconhecido pela União. “O município vem enfrentando uma séria restrição no abastecimento de água, em decorrência da seca. Então, nossa equipe técnica dará todo o suporte na busca por alternativas de mananciais que possam garantir o abastecimento da cidade no período crítico”, esclareceu Aparecida Machado, secretária de Estado da Infraestrutura.

 

Esgotamento sanitário

 

Ainda no Governo Presente, o Estado firma Termo de Cooperação Técnica para orientar o município sobre a manutenção adequada do sistema de esgotamento sanitário do Residencial Vereador Armando Lyra, que possui mais de mil unidades habitacionais,  construído por meio do Programa de Reconstrução.

 

O sistema é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município, mas, atualmente, é operado com dificuldade. “Um sistema mal operado pode causar sérios danos humanos e ambientais. Esgotamento sanitário é uma questão de saúde pública e tem sido tratado com muito rigor pelo Governo do Estado. Então, firmaremos essa cooperação técnica para oferecer melhorias efetivas a cerca de 4 mil moradores”, salientou a secretária Aparecida Machado.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg