» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estado sensibiliza prefeituras e sociedade civil para a 6ª Conferência Estadual das Cidades
28/04/2016 - 17h22m

Prefeituras devem ficar atentas à convocatória da Conferência Municipal, pelo conselho ou pelo governo do município, até o dia 6 de maio

Texto de Marina Ferro

Durante esta quinta-feira (28), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), promoveu um seminário em alusão à 6ª Conferência Estadual das Cidades. O evento ocorreu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, e contou com a presença de conselheiros nacionais, prefeitos, movimentos sociais e sociedade civil.

Na ocasião, o tema “Função Social das Cidades e da Propriedade” foi explanado pelo conselheiro nacional, Carlos Alberto Comassetto. Ele ressaltou a importância da mobilização dos municípios, através das prefeituras e sociedade civil, para um melhor engajamento na conferência.

“Nosso intuito é dialogar e mobilizar os municípios e estados para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Nesse momento, vamos tirar dúvidas e nortear a realização de cada etapa da conferência”, disse Comassetto.

O evento representa um marco de consolidação e fortalecimento da democracia no Brasil, uma vez que aponta as necessidades e diversidades de cada região. Ele também estimula a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, que considera as especificidades sociais e territoriais de cada município.

“Esse é um momento de sensibilização. Queremos o maior engajamento possível dos municípios, uma vez que esse momento é de grande benefício para o desenvolvimento das cidades que participarem, pois elas terão a possibilidade de apresentar suas demandas no que se trata de infraestrutura em geral, habitação, acesso, e outras solicitações”, colocou a secretária de Infraestrutura, Aparecida Machado.

O último momento do encontro foi aberto para debate e questionamento da plateia, respondido por representantes da Seinfra e pelos conselheiros nacionais.

Cronograma municipal

Após o encontro estadual, as prefeituras devem ficar atentas à convocatória da Conferência Municipal, pelo conselho ou pelo governo do município, até o dia 6 de maio. Esse também é o prazo para que a convocatória seja feita pela sociedade civil.