Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Governador visita obras do Canal do Sertão nesta quarta-feira (24)
23/01/2018 - 13h33m

Governador visita obras do Canal do Sertão nesta quarta-feira (24)

Visita ocorre em quatro pontos do Trecho 4 da obra, entre os municípios de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera

Governador visita obras do Canal do Sertão nesta quarta-feira (24)
Texto de Myllena Diniz

O governador Renan Filho visita, nesta quarta-feira (24), às 9h30, as obras do Trecho 4 do Canal do Sertão, com 75% dos serviços executados, entre os municípios de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera. A programação prevê paradas no desemboque do túnel, no canal trapezoidal, no sifão e no barramento da água, que já chegou ao km 110.

A presença do chefe do Executivo estadual marca um momento de avanço na obra do Canal do Sertão, considerada a maior e mais importante de infraestrutura hídrica de Alagoas e a segunda do País, atrás apenas da transposição do Rio São Francisco. O motivo é que o empreendimento iniciou o ano com R$ 92 milhões de investimentos, provenientes do Ministério da Integração Nacional, na contramão da crise.

Os recursos garantiram a abertura de novas frentes de trabalho na obra, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), e a geração imediata de mais de 400 empregos diretos para profissionais da construção civil.

“Nos últimos três anos, conseguimos não apenas manter as obras em andamento, sem qualquer tipo de paralisação, como conseguimos levar a água do quilômetro 64 ao 110. Isso resulta em mais 46 km com a água do Rio São Francisco adentrando o Semiárido alagoano e beneficiando municípios assolados pela seca. Os novos recursos dão um fôlego ainda maior à obra, com novas frentes de trabalho e novas contratações de funcionários da construção civil, para que, até o meio do ano, tenhamos água até o km 115, com mais de 700 funcionários, em São José da Tapera”, destacou o secretário da Infraestrutura, Humberto Carvalho.

O Canal do Sertão já passa por sete municípios – Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho d’Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera – e beneficia cerca de 160 mil sertanejos. Quando concluída, a obra contará com 250 km de água, ao alcance de mais de um milhão de pessoas, em 42 cidades, do Sertão ao Agreste de Alagoas.

Desde 2015, o governo estadual já executou mais de R$ 645 milhões de recursos na obra. O investimento possibilitou levar, no mesmo período, a água do quilômetro 64 ao 110, o que também viabilizou interligações de sistemas coletivos de abastecimento, intensificação de políticas públicas de convivência com a seca e avanço de culturas irrigadas de pequenos e médios produtores.

Com 75% da quarta etapa concluída, crescem as expectativas para o Trecho 5 da obra, que levará a água até o quilômetro 150, no município de Olho d’Água das Flores. No final do ano passado, a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), órgão do Congresso Nacional, aprovou repasse de recursos para a sua construção.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg