Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Governo elabora plano para evitar colapso de água em 18 cidades
20/05/2014 - 14h51m

Governo elabora plano para evitar colapso de água em 18 cidades

Projeto de Contingência feito pela Seinfra aguarda liberação de recursos do Ministério e reforça sistema de abastecimento em estiagens prolongadas

Governo elabora plano para evitar colapso de água em 18 cidades

Abastecimento de água é uma das principais preocupações do governo estadual

O Governo de Alagoas elaborou um Plano de Contingência preventivo para garantir o abastecimento de água em 18 cidades durante períodos de estiagem prolongada, evitando colapsos. O projeto já se encontra no Ministério da Integração e os recursos – orçados em R$ 90 milhões - devem ser liberados  pelo Governo federal, que garantiu apoio ao empreendimento durante visita recente a Brasília do governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital,.
 
Apesar da ampliação da rede de abastecimento e dos crescentes investimentos do governo estadual, em parceria com o governo federal, algumas cidades alagoanas ainda enfrentam escassez de água.
 
O plano foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) com base em informações técnicas das cidades que irão receber recursos do Governo Federal para melhorar e fortalecer seus sistemas de abastecimento de água. Participaram ainda da concepção do projeto, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
 
As cidades que estão incluídas no Plano de Contingência são Mata Grande, Canapi, Taquarana, Coité do Nóia, Messias, Ibateguara, Flexeiras, Mar Vermelho, Colônia de Leopoldina, Paulo Jacinto, Rio Largo, Porto de Pedras, Campo Alegre, Viçosa, Belém, Maragogi, Japaratinga e Porto de Pedra. Todas elas terão suas redes de capacitação e adutoras reforçadas para que futuramente tenham o abastecimento garantido mesmo durante a seca. 
 
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, reforça o interesse do Estado em garantir o pleno abastecimento de água para os municípios alagoanos durante períodos de estiagem. “Garantir o abastecimento de água para a população de Alagoas sempre será uma preocupação do governo”, diz.
 
Segundo o secretário adjunto de Habitação, Saneamento e Urbanização da Seinfra, Adalberon dos Santos, a elaboração do Plano de Contingência é importante para o Estado que assim garante melhorias no sistema de abastecimento. “Com a implantação do Plano de Contingência, os centros urbanos de Alagoas terão seu sistema de abastecimento de água reforçado e fortalecido evitando futuros problemas com a seca” afirma.
 
Fabiana Maciel  
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg