Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Governo encerra o ano com avanços em esgotamento sanitário
18/12/2015 - 10h35m

Governo encerra o ano com avanços em esgotamento sanitário

Estado conclui 60% das obras de implantação da Linha Expressa e 99% da ampliação do Sistema da Bacia da Pajuçara, em Maceió

Governo encerra o ano com avanços em esgotamento sanitário

Linha Expressa é a primeira obra de esgotamento sanitário com recursos exclusivos do Estado; a secretária Aparecida Machado ressalta que saneamento básico é sinônimo de qualidade de vida

Myllena Diniz

 

A meta é clara: ampliar de 35% para 70% a cobertura de esgotamento sanitário em Maceió e deixar 100% contratada, até 2018. Nessa perspectiva, o Governo de Alagoas iniciou, desde julho deste ano, várias frentes de obra na capital para garantir mais qualidade de vida à população. Entre as principais, a Linha Expressa e o Sistema da Bacia da Pajuçara prometem reforçar a coleta de esgoto em toda a parte baixa da cidade.

 

Para tornar o esgotamento sanitário mais eficiente na região, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) executa obras de ampliação do Sistema da Bacia da Pajuçara. Já saturada, a rede coletora atual provoca vazamentos e transtornos aos cidadãos, o que exige a implantação de uma rede paralela para reforçar a captação de dejetos.

 

Juntas, as duas tubulações devem dividir a coleta de esgoto dos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Stella Maris, Jatiúca e Pajuçara. O novo coletor, interligado ao antigo na Avenida Amélia Rosa (Jatiúca), conduzirá o efluente à estação elevatória da Praça Lions (Pajuçara).

 

“Nosso compromisso é executar e entregar para a população obras que a beneficiem direta ou indiretamente. Saneamento básico é sinônimo de qualidade de vida e desenvolvimento”, destacou a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

 

De acordo com a Superintendência de Obras da Seinfra, 99% da obra estão executados. A expectativa é de que o novo sistema comece a funcionar em fevereiro de 2016, quando também deve ser concluída a Linha Expressa - considerada uma continuação da Bacia da Pajuçara.

 

Linha Expressa

 

Orçada em R$ 8,2 milhões, a Linha Expressa é a primeira obra de esgotamento sanitário com recursos exclusivos do Estado. Será um reforço de 2.500 metros de tubulação para a antiga rede coletora, cuja capacidade é menor que a demanda atual, para conduzir o esgoto da estação elevatória da Praça Lions até a Avenida Treze de Maio (Poço) e o emissário submarino.

 

“Até este momento, todas as obras de esgotamento sanitário haviam sido financiadas pelo Governo Federal. Mas, diante do cenário de recessão, o Governo de Alagoas não mediu esforços para implantar a Linha Expressa, garantindo recursos próprios para sua execução”, salientou Aparecida Machado.

 

Além de repercutir no cotidiano da população, a obra também é uma demanda do trade turístico. Isso porque a Linha Expressa deve complementar o Sistema da Bacia da Pajuçara, minimizar os transbordamentos de esgoto na região e evitar as chamadas “línguas sujas”. Dessa forma, o poder público espera atrair ainda mais visitantes para a orla de Maceió, considerada o principal cartão postal da cidade.

 

Interior

 

Fora da capital, o Programa Estadual de Esgotamento Sanitário melhora as condições de vida de milhares de alagoanos. Lançado em outubro deste ano, o programa pretende ampliar de 19% para 40% a cobertura de esgotamento sanitário em todo o Estado, nos próximos quatro anos.

 

Ao todo, será investido R$ 1,6 bilhão na execução do programa. Já estão em andamento obras em Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, Piaçabuçu, Belo Monte e São Brás.

 

Além de implantar as redes coletoras e gerenciá-las, o governo estadual tem fornecido suporte técnico e institucional aos municípios. O intuito é auxiliar as prefeituras com elaboração de projetos, obtenção de recursos, execução de obras, assim como conclusão e regularização de sistemas de esgotamento.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg