Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Governo inicia ampliação do Sistema Pratagy-Meirim
06/08/2015 - 17h14m

Governo inicia ampliação do Sistema Pratagy-Meirim

Renan Filho assinou ordem de serviço para a ampliação da obra, que atenderá 115 mil habitantes

Governo inicia ampliação do Sistema Pratagy-Meirim

Governador ressaltou a importância em fortalecer a saúde pública e reduzir os custos para a Casal. (Foto: Marcio Ferreira)

Texto: Telma Elita

Fotos: Marcio Ferreira

 

Recentemente, o país passou por um colapso no abastecimento de água. A escassez, que antes atingia apenas cidades sertanejas, alcançou grandes centros populacionais. Em Alagoas, são milhares ainda que sofrem com a falta de água, principalmente no Semiárido. Por isso, o Governo do Estado tem priorizado as obras hídricas nesta gestão.

 

O governador Renan Filho voltou esforços agora para Maceió. Foi assinada, nesta quinta-feira, 6, ordem de serviço para a ampliação do Sistema Pratagy-Meirim. A água será levada, com qualidade, à região que mais cresce, em população, na capital – Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária. Serão mais de 115 mil habitantes beneficiados.  

 

O novo sistema traz benefícios que vão além do abastecimento. “Essa obra, orçada em R$ 16 milhões, vai levar água tratada para a população da parte alta de Maceió; e também reduzir a utilização de poços; retirar a contaminação, fortalecer a saúde pública e reduzir custos para a Casal [Companhia de Saneamento de Alagoas]”, enumerou Renan Filho.  

 

O diretor-presidente da Casal, Clecio Falcão, explicou especificamente sobre um dos pontos positivos da obra. “Hoje, no atendimento a Maceió, 40% da água disponibilizada vem do lençol freático, por meio de poços. Nós queremos reduzir essa dependência para preservarmos essa água subterrânea para as novas gerações”, declarou o gestor.

 

O Sistema Pratagy-Meirim será totalmente custeado pelo Ministério das Cidades, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. No entanto, toda a obra será coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.

 

A titular da pasta de Infraestrutura, Aparecida Machado, apontou a melhoria do serviço de abastecimento. “Não representa só mais água na região. O volume será maior e também com qualidade. O reservatório será construído numa região onde estão empresas de água mineral. Teremos uma água limpa e mais tratada”, revelou Aparecida Machado.

 


Anúncios

Ainda na solenidade, feita no Village Campestre II, o governador fez anúncios importantes na área da saúde. “Em setembro, nós vamos inaugurar a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] da Cabo Reis. O recurso do Estado [R$ 750 mil] foi passado para que a Prefeitura [de Maceió] tenha condições de abri-la. E, até o final do ano, vamos inaugurar a UPA do Benedito Bentes”, informou Renan Filho.

 

De acordo com o governador, dezembro também é o prazo para abertura da UPA de São Miguel dos Campos e de Maragogi. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg