» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Governo inicia habilitação de moradores da Vila Emater para entrega de novas moradias
05/03/2015 - 12h49m

Ação regularizará situação de 235 famílias no local

Vanderlan da Silva, ele vive na Vila Emater há mais de 20 anos e é um dos que receberão o imóvel dentro do Projeto Minha Casa, Minha Vida, com terreno cedido pelo Governo de Alagoas (Foto: Ascom)

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) iniciou o processo de regularização de 235 famílias que moram na Vila Emater II, localizada no bairro de Jacarecica e cadastradas anteriormente. Essas moradias serão construídas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Para que os moradores da Vila Emater possam receber as moradias, eles deverão preencher os pré-requisitos do programa.

Com terreno doado pelo Governo do Estado, o projeto será executado para a construção de novas casas que foram projetadas para essa comunidade em substituição às moradias já existentes no local. Atualmente, essas famílias moram em casas improvisadas.

“Estamos na reta final de resolver o problema de moradia das famílias. São anos e anos de estigma e sobrevivência em condições precárias. A luta tem sido muito grande e tenho certeza de que essa equipe se sentirá honrada e recompensada, enquanto participante do processo, quando vir cada morador habitando as novas moradias”, disse Angela Paim, superintendente de Articulação Social da Seinfra.

De acordo com a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, todos os beneficiários receberão as casas dentro dos padrões de habitabilidade  e com toda a infraestrutura, como, água canalizada, saneamento e pavimentação.

O mesmo projeto contempla também um equipamento de geração de renda, que já está em funcionamento, a Coopvila, instalada em terreno cedido pelo Governo do Estado.

"Depois que o lixão foi desativado, fomos esquecidos, são crianças e idosos morando no meio da sujeira e com medo na época da chuva. Com muita luta e o apoio  do Governo do Estado vamos vencer. Saímos daqui confiantes e com a certeza de que as coisas vão mudar”, afirmou entusiasmado Vanderlan da Silva, vice-presidente da Associação dos Moradores da Vila Emater e morador há mais de 20 anos do local, após realizar o seu cadastro.