Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Infraestrutura hídrica é destaque na programação do Governo Presente
21/07/2016 - 11h00m

Infraestrutura hídrica é destaque na programação do Governo Presente

Seinfra contempla os municípios de Poço das Trincheiras, Olho d’Água das Flores, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera com melhorias em abastecimento de água

Infraestrutura hídrica é destaque na programação do Governo Presente
Texto de Myllena Diniz

Durante a 4ª edição do Governo Presente, no Sertão de Alagoas, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) leva ações efetivas para reforçar o abastecimento hídrico na região. A pasta planeja a entrega de dois reservatórios de água para as comunidades Jorge e Alto do Tamanduá, em Poço das Trincheiras; testes operacionais no Trecho 4 do Canal do Sertão; e autorização para licitar 14 reservatórios do Sistema Adutor da Bacia Leiteira.

 

Na sexta-feira, 22, a Seinfra reafirma o compromisso com os povos tradicionais e cede duas caixas d’água de 25 m³ para o município de Poço das Trincheiras, às 14h30. A ação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), irá beneficiar as comunidades remanescentes quilombolas Jorge e Alto do Tamanduá.

 

De acordo com o assessor técnico estadual, Luiz Neto, as caixas d’água darão suporte ao abastecimento de água de 500 famílias, enquanto o atual reservatório será substituído por um novo, pela Casal. “Hoje, 2500 pessoas dependem de um reservatório já comprometido e que apresenta infiltrações, o que ocasiona grande desperdício de água e déficit no abastecimento das comunidades. Nosso intuito é evitar qualquer risco à população e garantir que água tratada chegue às suas casas”, destacou.

 

Já no sábado, 23, às 10h, técnicos da Seinfra testam as comportas do Trecho 4 do Canal do Sertão, a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, para o qual já está prevista a entrega de 12 km, ainda neste ano. Essa etapa da obra irá ampliar para 160 mil o número de beneficiados e contemplar os municípios de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.

 

“O Canal é a redenção do povo sertanejo, a garantia de acesso à água mesmo em períodos de estiagem prolongada. Por isso, batalhamos para que essa obra sempre mantivesse seu ritmo de execução, entregamos o Trecho 3 e já estamos com quase 60% do Trecho 4 concluído. Só neste ano, 12 km serão entregues, mas ainda temos mais 18 km pela frente, além do Trecho 5”, salientou Aparecida Machado, secretária de Estado da Infraestrutura.

 

Bacia Leiteira

 

As ações também chegam ao município de Olho d’Água das Flores, no sábado, 23, às 15h30. Uma comitiva da Seinfra visitará as obras do novo reservatório de água instalado na cidade, responsável pelo abastecimento de mais 17 municípios – Santana do Ipanema, Jacaré dos Homens, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Pão de Açúcar (Zona Rural), Monteirópolis, Batalha, Palestina, Dois Riachos, Major Izidoro, Cacimbinhas e Jaramataia.

 

Quando concluído, o novo reservatório armazenará 2 mil m³ de água, o que amplia a capacidade de estoque e de segurança hídrica do Sistema Adutor da Bacia Leiteira. A obra possui 85% dos serviços executados e, após seu término, aumentará em 15% o fornecimento de água na região.

 

Ainda em Olho d’Água das Flores, a secretária Aparecida Machado também assina termo que autoriza a licitação da segunda etapa das obras de ampliação do Sistema Adutor da Bacia Leiteira. O ato possibilita a contratação de 14 reservatórios e da Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável pelo tratamento completo da água.

 

Os reservatórios possuem capacidade que variam de 50 m³ a 2 mil m³ e estarão distribuídos entre os municípios de São José da Tapera, Palestina, Santana do Ipanema, Ouro Branco, Maravilha, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Olivença, Jaramataia, Senador Rui Palmeira, Cacimbinhas, Monteirópolis e Olho d’agua das Flores, que será a sede da ETA.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg