Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Obras da Adutora do Agreste avançam em Arapiraca
10/03/2014 - 14h50m

Obras da Adutora do Agreste avançam em Arapiraca

Canteiro emprega 100 operários na construção, que já tem 48,6 Km implantados; guindaste instala tanques com capacidade para 10 mil litros

Obras da Adutora do Agreste avançam em Arapiraca

Damião Martins, um dos operários da nova adutora: "É um sonho ter uma profissão e um emprego e ainda beneficiar muitos alagoanos (Fotos: Paulo Rios e Neno Canuto)

Damião Martins, 39 anos, deixou a roça, onde trabalhava com o pai, e hoje é um dos 100 operários que trabalham no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) e de Captação do novo sistema adutor do Agreste. A nova adutora já conta com 48,6 quilômetros de tubos implantados, o equivalente a 84% de sua obra, que vai distribuir água para atender à demanda de 10 municípios, beneficiando 400 mil pessoas.
 
Damião é pai de três crianças, mora em Girau do Ponciano e diz com orgulho que já trabalhou também em outras obras do governo, entre elas a construção de escolas em Matriz de Camaragibe, Feliz Deserto e Santa Luzia. “Parece um sonho, ter uma profissão e um emprego e, ao mesmo tempo, saber que nosso trabalho vai beneficiar muitos alagoanos. Sinto-me realizado por tudo isso e o governo está de parabéns pelo que já construiu, com a minha colaboração”.
 
Em frente ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Arapiraca, em meio a tubos gigantes, tanques com capacidade de até 10,5 mil litros, está o pedreiro Damião, fazendo a medição de mais um módulo da Adutora do Agreste. A nova adutora terá um total de 57 km, no trecho que vai da captação no Rio São Francisco, na cidade ribeirinha de Traipu, até Arapiraca.
 
De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com a nova adutora, onde estão sendo investidos R$ 143 milhões por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a produção de água do sistema coletivo dobrará, passando dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h, resolvendo o problema de falta de água na região.
 
Em recente visita de inspeção à obra, o governador Teotonio Vilela falou da importância da adutora para a população do Agreste. “Esse sistema levará água de qualidade para todos esses municípios e água é uma prioridade do nosso Governo, porque além de ser essencial, ela possibilita o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou.
 
A produção de água do sistema coletivo dobrará, passando dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h, resolvendo o problema de falta de água na região.
 
Além de Arapiraca, a adutora vai melhorar o abastecimento de água em mais nove municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste: Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Feira Grande.
 
Novas adutoras
 
Castigado pela seca e pela falta de água para a população, o semiárido alagoano também está recebendo mais três grandes adutoras que darão fim ao sistema de abastecimento por rodízio na região. As obras são a interligação da adutora do Alto Sertão ao Canal do Sertão, o reforço e ampliação da adutora da Bacia Leiteira. 
 
Juntas, as novas adutoras (incluída a Adutora do Agreste), executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), recebem investimentos de R$ 290 milhões dos Governos Federal e Estadual. Elas levarão água tratada para 37 municípios e 350 povoados, garantindo abastecimento contínuo a mais de um milhão de alagoanos. Todas serão interligadas ao Canal do Sertão.
 
O governador Teotonio Vilela Filho lembra que água no Sertão alagoano já é uma realidade com o Canal. “Hoje o Canal do Sertão já facilita o abastecimento dos carros-pipa e permite a agricultura em pequenas propriedades. A preocupação do Governo agora é em levar água para as torneiras de quem mora na cidade e no campo", ressalta Vilela.
 
Texto: Mario lima e Ariana Maurício
 
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg