Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Obras da Bacia da Pajuçara alteram trânsito em Cruz das Almas e Jatiúca
28/10/2015 - 17h29m

Obras da Bacia da Pajuçara alteram trânsito em Cruz das Almas e Jatiúca

Seinfra interdita Avenida Roberto Mascarenhas Brito (Cruz das Almas), na quarta-feira, 28, já o trecho da Travessa Santo Amaro (Jatiúca) será liberado nesta sexta-feira, 30

Obras da Bacia da Pajuçara alteram trânsito em Cruz das Almas e Jatiúca

O novo coletor conduzirá o esgoto da Bacia da Pajuçara à estação elevatória da Praça Lions (Foto: Neno Canuto)

Myllena Diniz

 

 

Com a meta de finalizar todas as obras de esgotamento sanitário da Bacia da Pajuçara até o final de dezembro, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) está com cinco frentes de trabalho na capital alagoana. Um dos pontos de obra é a Avenida Roberto Mascarenhas Brito, em Cruz das Almas, via a ser interditada por cerca de 15 dias, a partir desta quarta-feira, 28.

 

De acordo com a superintendente de obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima, o trecho não integrava o projeto inicial da Bacia da Pajuçara, mas foi incorporado para tornar o sistema de esgotamento sanitário mais eficiente na região. "Vamos implantar um coletor, com diâmetro de 400 milímetros, em uma extensão de 350 metros. Consideramos importante incluí-lo para que o novo sistema tenha total independência e não comprometa o antigo", explicou.

 

Enquanto isso, a Seinfra também finaliza as obras da Travessa Santo Amaro, na Jatiúca, via perpendicular à Avenida Júlio Marques Luz (Antiga Av. Jatiúca). Segundo a superintendente de obras, o trecho será liberado na sexta-feira, 30. "No local, implantamos o interceptor a uma profundidade de, aproximadamente, seis metros. Agora, estamos na fase de recomposição das interferências encontradas, como o sistema de drenagem, retirado durante as escavações", reforçou Sílvia Valéria.

 

O novo interceptor possui diâmetros com variações de 900 a 1.100 milímetros e sua implantação tem o objetivo de desafogar o antigo coletor da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), já saturado. Para sanar problemas de transbordamento, as duas tubulações passam a dividir a coleta de esgoto da Bacia da Pajuçara - rede que contempla os bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Stela Maris, Jatiúca e Pajuçara.

 

Conforme levantamento da Seinfra, cerca de 97% da tubulação foi implantada. "Dos 1950 metros de interceptor, apenas 51 faltam ser executados. Desse total, 42 metros estão situados na rua Soldado Eduardo dos Santos, na Jatiúca, e 9 metros na Praça Lions, na Pajuçara", detalhou Sílvia Valéria.

 

O novo coletor conduzirá o esgoto da Bacia da Pajuçara à estação elevatória da Praça Lions. Por meio da Linha Expressa, o efluente segue para a Treze de Maio (Poço) e para o emissário submarino.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg