Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Obras da Bacia da Pajuçara e Linha Expressa serão concluídas em 120 dias
20/09/2017 - 18h00m

Obras da Bacia da Pajuçara e Linha Expressa serão concluídas em 120 dias

Novo Sistema de Esgotamento Sanitário reforça coleta de esgoto em Maceió

Obras da Bacia da Pajuçara e Linha Expressa serão concluídas em 120 dias
Texto de Myllena Diniz e Keila Oliveira

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Daniel Tenório, acompanhado de técnicos da pasta, visitou nesta terça-feira(19),  as obras de interligação da Bacia da Pajuçara e Linha Expressa. O novo sistema faz parte do Programa Estadual de Esgotamento Sanitário que visa aumentar de 35% para 70% a cobertura de esgoto em toda a capital alagoana, além de deixar 100% contratada até 2018.

De acordo com o secretário executivo, o novo sistema será concluído em 120 dias e reforçará a coleta de esgotos em oito bairros de Maceió. “Essa obra é muito importante para a capital que sofre há bastante tempo com poucos investimentos na área de Saneamento Básico. A previsão é que dentro de aproximadamente 120 dias as obras de interligação sejam concluídas e o sistema já entre em operação, reforçando a coleta de esgotos dos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Stela Maris, Jatiúca e Pajuçara”, reforçou Daniel.

Daniel reforça ainda que as ligações clandestinas no Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade prejudicam o andamento da obra e que é preciso entender que a prática não só afeta o sistema, como ocasiona transbordamento de esgotos e leve dejetos para mares, rios e córregos.

 

Bacia da Pajuçara

O novo Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Pajuçara promete reforçar a coleta de esgoto em Maceió, comprometida pela saturação da atual rede coletora. Dessa forma, a Seinfra tem implantado uma rede paralela para a captação de dejetos. As duas tubulações dividirão a coleta de esgoto nos seis bairros capital. O novo coletor conduzirá o efluente à estação elevatória da Praça Lions, na Pajuçara.

 

Linha Expressa

Primeira obra de esgotamento sanitário com recursos exclusivos do Governo de Alagoas, a Linha Expressa é um complemento à Bacia da Pajuçara. Orçada em R$ 8,2 milhões, é será um reforço de 2.500 metros de tubulação para a antiga rede coletora da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A Linha Expressa irá conduzir o esgoto da estação elevatória da Praça Lions (Pajuçara) até a Avenida Treze de Maio (Poço), de onde seguirá para o emissário submarino.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg