Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Obras de infraestrutura geram renda para mais de 7 mil famílias alagoanas
03/05/2017 - 09h00m

Obras de infraestrutura geram renda para mais de 7 mil famílias alagoanas

Até 2018, expectativa é de que mais 4 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na construção civil, com obras estruturantes tocadas pelo Governo

Obras de infraestrutura geram renda para mais de 7 mil famílias alagoanas
Texto de Keila Oliveira

Da capital ao interior, as obras de infraestrutura desenvolvidas com recursos provenientes do Governo de Alagoas e da União são uma garantia a mais de geração de emprego e renda. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), as contratações no setor da construção civil contabilizam 7,6 mil empregos diretos e indiretos, distribuídos em 34 obras.

 

Os trabalhos para a execução de sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água, assim como de habitação, têm possibilitado a absorção de uma quantidade significativa de mão de obra, principalmente no interior. De acordo com o secretário executivo de Infraestrutura, Humberto Carvalho, é uma diretriz do Governo de Alagoas que os empreiteiros priorizem a contratação de moradores das regiões onde as construções são realizadas, para garantir movimento da economia na localidade.

 

“Quando uma obra se concentra em determinado local, além das contratações e da solução de problemas como a escassez da água, por exemplo, há um movimento na economia das cidades, em diversas áreas do comércio, com o fornecimento de alimentação, aluguel de imóveis, transporte para os operários e, inclusive, materiais mais simples para as obras”, ressaltou o secretário.

 

Um exemplo é a cidade de Belo Monte, onde está em execução uma obra de esgotamento sanitário, orçada em mais de R$ 4 milhões. "Além de solucionar um problema de saúde pública, a construção também tem feito girar a economia local, empregando pessoas da própria cidade. Ou seja, já representa uma significativa mudança na qualidade de vida dessas pessoas", destacou Carvalho.

 

Entre as obras com grande oferta de empregos, estão aquelas destinadas à construção de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Dados da Seinfra apontam que, ao todo, são 2,4 mil contratações diretas e indiretas apenas nessa área.  

 

Até 2018, a expectativa é de que mais de 4 mil novos empregos sejam gerados por meio de obras de infraestrutura executadas pelo governo estadual, com o início de mais 21 obras em Alagoas. Isso significa mais oportunidades para trabalhadores da construção civil, como Alexandro Santos, operário da mais nova obra da Seinfra, a barragem de nível de União dos Palmares, iniciada em abril.

 

Com o trabalho, Alexandro sustenta toda família, composta por ele, sua esposa e mais duas filhas. "Trabalho há dez anos em obras do Estado e vejo que meu trabalho é muito importante, pois além de garantir minha renda todo mês, leva serviços que mudam a vida das pessoas, como saneamento básico. Toda vez que surge um serviço nessa área, é mais uma oportunidade de emprego para muitas pessoas, que, assim como eu, precisam sustentar uma casa”, lembrou.

 

O encarregado de obras José Carlos da Silva também é veterano na construção civil e já participou da construção de creches, ginásios poliesportivos e sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água. De acordo com ele, o ritmo de obras no Estado é constante, garantindo emprego mensalmente. “O governo vem desenvolvendo e executando muitos projetos na área de infraestrutura que têm trazido não só melhoria para as cidades como gerado mais empregos, né? Isso favorece muita gente da classe trabalhadora”, afirmou.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg