Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Obras do esgotamento da Pajuçara serão finalizadas em novembro
02/09/2015 - 17h21m

Obras do esgotamento da Pajuçara serão finalizadas em novembro

Até o final de 2015, moradores de cinco bairros da parte baixa de Maceió terão esgotamento sanitário

Obras do esgotamento da Pajuçara serão finalizadas em novembro

Obras de esgotamento sanitário em Maceió estão andando a contento. (Foto: Ailton Cruz)

Marina Ferro

 

A superintendente de Obras da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Sílvia Valéria, concedeu entrevista, nesta terça-feira (1), à TV Gazeta, para o Jornal AL TV 1ª e 2ª edição. O primeiro esclarecimento foi sobre as obras do esgotamento sanitário da Pajuçara, que devem ser finalizadas na primeira quinzena de novembro deste ano. Ela falou ainda sobre o esgotamento sanitário da Baixa Maceió e a ampliação do abastecimento de água da capital alagoana.

 

Sílvia Valéria explicou que a obra é muito complexa e em virtude disso requer este tempo de conclusão.

 

“É uma obra bem complicada, visto que está sendo colocada uma tubulação de 1.100 milímetros, numa profundidade de aproximadamente 6 metros. É uma obra lenta, que infelizmente foi atrapalhada pela chuva”, esclareceu a superintendente.

 

“Por conta das chuvas, as obras atrasaram quase dois meses do nosso cronograma. Felizmente, a tendência agora é das chuvas diminuírem e a obra acelerar. Essa é a última etapa da obra. As obras sendo finalizadas em novembro; no mês de dezembro, já teremos funcionalidade, pois ainda fazemos testes da rede, verificamos se as estações elevatórias estão de fato funcionando e isso leva um mês a 45 dias. Depois de concluída é passada para a Casal [ Companhia de Saneamento de Alagoas], que é quem vai operacionalizar todo o sistema”, disse a superintendente da Seinfra.

 

Ela ainda ressaltou que embora as obras causem transtornos no trânsito e incômodos a população, é importante lembrar que grandes benefícios virão após a conclusão. “Vamos minimizar consideravelmente as línguas negras. Esse sistema abrange o Stella Maris, Cruz das Almas, Jacarecica, Jatiúca e Pajuçara. Toda essa região vai ficar saneada”, lembrou Silvia.

 

Sobre o esgotamento sanitário da Baixa Maceió, a superintendente esclareceu que o Tribunal de Contas da União (TCU) está analisando algumas demandas da obra. “Já mandamos todas as repostas ao TCU, algumas foram acatadas e outras estão em análise. O prazo para finalização dessa obra só pode ser concreta após as respostas do TCU, mas acredito que em 30 a 60 dias retomaremos”, explicou.

 

A ampliação do sistema de abastecimento d’água que vai beneficiar os moradores da Serraria e Riacho Doce também entrou em pauta. “Para essa obra, estamos aguardando a liberação do IMA [Instituto do Meio Ambiente], porque vai ser preciso cortar uma parte da mata”, finalizou Silvia Valéria.

Investindo mais de R$ 1 bilhão em recursos, o Governo de Alagoas pretende levar esgotamento sanitário à 70% de Maceió.

 

A intervenção na Bacia da Pajuçara ampliará a cobertura na rede de esgotamento do litoral de Maceió, atendendo aos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. Com o valor aproximado de R$ 50 milhões, a obra é um convênio com o Ministério das Cidades através da Caixa Econômica Federal.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg