Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Obras hídricas liberadas beneficiam 50 mil no Semiárido
17/04/2015 - 15h56m

Obras hídricas liberadas beneficiam 50 mil no Semiárido

Governador assinou ordem de serviço em Estrela de Alagoas, Minador e Igaci; projeto vai regularizar abastecimento de água na zona urbana dessas cidades

Obras hídricas liberadas beneficiam 50 mil no Semiárido

Governador Renan Filho ao lado dos prefeitos Arlindo Garrote (Estrela de Alagoas) e Fabinho Aurélio (Girau do Ponciano). (Foto: Márcio Ferreira)

O governador Renan Filho esteve, nesta sexta-feira (17), em Estrela de Alagoas, Agreste do Estado. A visita teve como finalidade a assinatura da ordem de serviço para dar início às obras de abastecimento de água dos municípios de Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Igaci, orçadas em R$ 14,9 milhões. As cidades estão entre as 36 em situação de emergência afetadas pela seca. 

 

Com esse projeto, a vida de cerca de 50 mil habitantes da zona urbana desses municípios será melhorada. Hoje, o abastecimento é feito, principalmente, por meio de carros-pipa, porta a porta. 

 

O chefe do Executivo tratou sobre essa demanda. "Não adianta fazer outras obras se não tem água. Essa é a principal necessidade do ser humano e precisamos levá-la ao Semiárido com regularidade", disse, enquanto assumiu o compromisso de iniciar imediatamente as obras.  

 

Os trabalhos incluem a captação da Barragem do Bálsamo, em Palmeira dos Índios, e melhorias operacionais na estação de tratamento já existente. A transferência das águas do Bálsamo será feita por meio da construção de 11 km de adutora que atenderá a Minador do Negrão e Estrela de Alagoas. Igaci será beneficiada com a água vinda de Arapiraca.  

 

 

Sobre a extensão da iniciativa, a secretária de Estado da Infraestrutura, Maria Aparecida Machado, revelou que todo o projeto foi elaborado para um horizonte de 20 anos - dentro das condições atuais de clima, crescimento populacional, entre outros fatores.

 

O prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote, falou sobre as dificuldades do município. "A prefeitura hoje tem que levar água para a população em carros-pipa. Essa é uma despesa que onera e muito o orçamento. Precisávamos dessa solução definitiva", afirmou o gestor.

 

Os prefeitos Oliveiro Torres (Igaci) e Socorro Cardoso (Minador do Negrão) asseguraram que essa é a maior obra destinada aos seus municípios. "A gente do Minador está passando sede. Precisamos da água vinda do Bálsamos o quanto antes", contou a prefeita. A previsão de término do projeto é para 2016. 

 

Além das autoridades, foi passada a palavra à estudante Maria Emily Pereira, 16 anos. A jovem agradeceu a iniciativa depois de relatar as dificuldades pela falta de água e aproveitou a oportunidade para entregar reivindicações da escola onde estuda, a Estadual Luiz Duarte, que sediou a cerimônia de assinatura, ao governador.

 

Em resposta, Rean Filho declarou: "Estou muito agradecido com a recepção calorosa de todos, de Estrela, vindos de Igaci, Palmeira, Minador, de toda a região. Esse contato com o população é primordial para o meu trabalho. Estou atento às demandas do Semiárido".

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg