Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Parcerias garantem programa que vai multiplicar rede de esgotamento em AL
22/10/2015 - 13h11m

Parcerias garantem programa que vai multiplicar rede de esgotamento em AL

Verbas captadas junto a Parcerias Público Privadas e ao Governo Federal impulsionam investimentos no Estado

Parcerias garantem programa que vai multiplicar rede de esgotamento em AL

Na solenidade, também foi assinada ordem de serviço que fará a cobertura da parte alta da cidade, incluindo os bairros de Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária, Jardim Petrópolis, entre outros (Foto: Márcio Ferreira)

Marina Ferro 

 

O Governo do Estado deu o pontapé inicial para a melhoria na cobertura do esgotamento sanitário em Maceió e no interior. Na manhã desta segunda-feira (19), o Programa de Esgotamento Sanitário de Alagoas foi apresentado para diversos setores municipais, estaduais, federais e sociedade civil no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. Durante os próximos quatro anos, Alagoas passará por uma mudança significativa, multiplicando o índice atual da rede de esgoto existente.

 

Para a execução do programa, serão investidos cerca de 1,6 bilhão, que beneficiarão mais de 1 milhão de habitantes em todo Estado. Atualmente, Maceió tem 35% de cobertura de rede de esgoto, e o estado, 19%. O intuito é que esse número multiplique com obras executadas. As verbas serão captadas através dos governos federal, estadual e, em sua maioria, com Parcerias Público Privadas (PPPs).

 

“A ideia é melhorar a cobertura de esgotamento existente com 70% de obras executadas. Em época de crise, temos que tentar viabilizar verbas de forma diferente, sem depender tanto do governo federal. Por isso, estamos com diversas PPPs e parceiros dentro do próprio governo”, disse a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

 

Ainda na solenidade, foi assinada a ordem de serviço para o Saneamento da Alta Maceió, que fará a cobertura da parte alta da cidade, incluindo os bairros de Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária, Jardim Petrópolis, entre outros. Essa obra, que é uma PPP, está orçada no valor de R$ 200 milhões e beneficiará 160 mil habitantes. A ordem de serviço para o Saneamento de Maceió também foi assinada, melhorando a cobertura do bairro do Farol e adjacências.

 

Outras obras estão em andamento no Estado, nos municípios de Delmiro Gouveia, São Braz, Piaçabuçu, Marechal Deodoro, entre outros. Ao todo, no interior, estão sendo investidos R$ 68 milhões e 61 mil habitantes estão tendo melhorias na qualidade de vida.

 

Segundo a procuradora da República, Raquel Teixeira, para qualquer Estado se desenvolver, tem que pensar em saneamento. “Durante muito tempo isso esteve estagnado. É preciso que se priorize o saneamento e que os prazos desse programa sejam cumpridos. Um Estado como o nosso, que vive do turismo, com tantas cidades voltadas para os turistas, precisa crescer nesse sentido”, disse a procuradora.

 

Outros bairros, como o Jacintinho, também serão beneficiados com o programa. O presidente do Movimento de Humanização das Grotas de Maceió, Robson Lima, se disse satisfeito em saber que o governo está olhando as necessidades de quem mais precisa. “Vemos com bons olhos esse avanço. É uma ótima notícia saber que seremos amparados. Nossas grotas precisam do Estado para que essa população tenha uma melhor qualidade de vida. Ainda bem que somos bem recebidos e temos um diálogo proveitoso com os secretários sempre que precisamos”.

 

Depois do vídeo de apresentação do programa, exposto pelo secretário Executivo de Infraestrutura, Humberto Carvalho, a secretária Aparecida Machado finalizou sua fala dizendo que a realização dessas obras não é opção, e sim uma meta a ser cumprida. “Vamos gerar renda, emprego, melhoria na qualidade de vida de tantos que necessitam. Isso é investimento em saúde. Não é luxo, é necessidade básica”, finalizou.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg