» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias População acompanha testes no Trecho 4 do Canal do Sertão
23/07/2016 - 18h15m

População acompanha testes no Trecho 4 do Canal do Sertão

Etapa possui 60% das obras executadas e terá 12 km entregues neste ano

População acompanha testes no Trecho 4 do Canal do Sertão
Texto de Myllena Diniz

A população de São José da Tapera acompanhou, neste sábado (23), a reta final dos testes operacionais do Trecho 4 do Canal do Sertão. O município será o próximo contemplado pela maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, com a entrega de mais 12 km, ainda neste semestre. A etapa ampliará para 160 mil o número de beneficiados.

Ao todo, o Trecho 4 terá 30 km de água, distribuídos entre os municípios de Senador Rui Palmeira – onde já existe abastecimento parcial – e São José da Tapera. Com cerca de 60% dos serviços executados, sob o comando da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a obra gera mais de 400 empregos diretos no Semiárido alagoano e já beneficia milhares de agricultores.

Diante da comporta 11, o agricultor Sandro Rogério de Oliveira comemora a terceira produção de milho, a partir da água do Canal. "Eu vim de Senador Rui Palmeira para agradecer. Já aproveito a água do Canal há seis meses e, de lá pra cá, muita coisa mudou. Antes, eu só plantava milho. Hoje, eu já planto macaxeira, melancia, coentro, alface, pimentão, tomate e cenoura", revelou o agricultor.

O sertanejo também relembrou o período no qual estiagem prolongada era sinônimo de dificuldades. "Era seca e sofrimento. As pessoas iam em busca de trabalho em São Paulo. Agora, elas estão voltando, porque esse é o caminho para uma vida melhor. A água chega, com ou sem chuva", disse Sandro Rogério.

A secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, destaca que garantir o acesso à água para a população e a inclusão produtiva ao sertanejo é um compromisso permanente do Governo de Alagoas. "Quando assumimos, encontramos essa obra travada e não medimos esforços para torná-la possível. Levamos a água do quilômetro 65 ao 93 e já vamos passar para os 105 quilômetros. A gente não vai descansar até levar a água do Sertão ao Agreste", destacou a secretária.