Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Programa Estadual de Esgotamento Sanitário avança em Marechal Deodoro
01/11/2017 - 15h21m

Programa Estadual de Esgotamento Sanitário avança em Marechal Deodoro

Primeira etapa da obra conta com mais de 70% dos serviços executados no município; programa foi lançado na gestão do governador Renan Filho

Programa Estadual de Esgotamento Sanitário avança em Marechal Deodoro

Texto de Keila Oliveira

 

Os avanços das obras de esgotamento sanitário no município de Marechal Deodoro já são vistos pelos moradores da cidade. Com recursos provenientes da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e contrapartida do Governo do Estado, a primeira etapa da obra, orçada em R$ 11 milhões, conta com 70% dos serviços executados.

 

A obra faz parte do Programa Estadual de Esgotamento Sanitário, lançado no início da gestão do governador Renan Filho, cuja meta inicial é a ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto de 35% para 70%, em Maceió, e de 19% para 40% no interior.

Em Marechal, os serviços contemplam a construção de mais de 15 quilômetros de rede coletora de esgoto, quatro estações elevatórias, uma estação de tratamento e cinco bacias, que irão beneficiar cerca 45 mil pessoas. Essa obra será a conclusão de um trabalho iniciado com a implantação do sistema do Distrito do Francês, já concluído e em pleno funcionamento.

À frente da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), pasta responsável pela execução das duas obras, Humberto Carvalho destacou o impacto da primeira delas, no Francês, para a economia e o turismo da região. “Recentemente, finalizamos o sistema de esgotamento sanitário do Distrito do Francês, que já contribui, consideravelmente, não só para qualidade de vida da população local, mas como estímulo às atividades turísticas na localidade, uma vez que permite a balneabilidade das praias”, ressaltou o secretário.

Agora, a meta é outra: ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto em toda a zona urbana do município. “Ao investirmos em saneamento básico em uma cidade histórica e turística, como Marechal, atraímos mais investidores e empreendimentos para a região. Além disso, trata-se de um grande serviço de proteção ambiental, já que tem como resultado o tratamento e a destinação adequada dos efluentes”, frisou Humberto Carvalho.

 

Atualmente, as obras concentram-se no perímetro urbano da cidade, com previsão para serem concluídas em agosto do próximo ano. Após a finalização, o sistema será entregue ao município e operado pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Marechal Deodoro.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg