Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Renan Filho incentiva produção agrícola às margens do Canal do Sertão
25/07/2016 - 14h46m

Renan Filho incentiva produção agrícola às margens do Canal do Sertão

Na ocasião, Renan Filho realizou a abertura de uma comporta do trecho, que está em fase de teste

Renan Filho incentiva produção agrícola às margens do Canal do Sertão
Texto de Paula Nunes

Incentivar a produção nas margens do Canal do Sertão é uma das propostas do governador Renan Filho para construir uma nova Alagoas, com a inclusão do povo sertanejo, priorizando os moradores da região. Dando continuidade às ações do Governo Presente, o governador visitou, neste sábado (23), as obras do IV trecho do Canal, na divisa entre os municípios de São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Na ocasião, Renan Filho realizou a abertura de uma comporta do trecho, que está em fase de teste. Além disso, assinou a ata de criação da Cooperativa dos Produtores do Canal do Sertão Alagoano (Coopcal).

O governador enfatizou a necessidade de priorizar os produtores do Sertão alagoano. Para ele, em breve, pessoas de outras localidades também poderão utilizar a água do Canal para produzir, e não é justo, para quem esperou por tanto tempo pela obra, não ter ajuda.

"O Estado tem que incentivar, por isso viemos aqui hoje para dizer que vamos construir um tripé e impulsionar a produção do Canal: primeiro a chegada da água, não se produz na agricultura sem água, ela é fundamental; o segundo é assistência técnica, a organização, por meio de uma cooperativa, na condição de o Estado arrumar um técnico agrícola, um agrônomo e equipamentos; e o terceiro é acesso ao crédito, criar condições e financiamento com o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil. A Agência de Fomento do Estado (Desenvolve) trabalha para viabilizar recursos para que possam comprar outras coisas necessárias à produção", explicou.

Renan Filho parabenizou todos os cooperados presentes. "Brevemente iremos entregar os 12km do Canal, já fizemos o teste e podemos ver a água correndo pelo Canal. O Canal do Sertão tinha 60km com água e agora ele já vai passar de 100km e brevemente chegaremos a 125km com água, é um grande marco", finalizou o chefe do Executivo estadual.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg