Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretária Aparecida Machado divulga propostas que levou a Brasília
20/05/2016 - 18h00m

Secretária Aparecida Machado divulga propostas que levou a Brasília

Titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura esteve nos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional e no Tribunal de Contas da União

Secretária Aparecida Machado divulga propostas que levou a Brasília
Texto de Myllena Diniz

A secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, anunciou para os ouvintes do Programa Cidadania (Rádio Correio 1200 AM), durante entrevista ao radialista França Moura, na manhã desta sexta-feira (20), os motivos da visita aos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional, em Brasília, na última quarta (18). 

 

Com as mudanças no cenário político nacional, Aparecida Machado esteve nos ministérios com a missão de garantir o andamento de obras estruturantes para o Estado de Alagoas. “Além de fazermos uma visita de cortesia, fomos reforçar o compromisso com o desenvolvimento de Alagoas e encaminhar propostas nas áreas de habitação, infraestrutura hídrica e esgotamento sanitário", destacou a secretária.

 

A secretária declarou que, no Ministério das Cidades, reforçou o compromisso com habitação de interesse social para Maceió, o município com a maior demanda de Alagoas. "Levamos para a diretora de Urbanização e Assentamentos Precários, Alessandra d'Ávila, um pedido para a construção de 352 casas no Vale do Reginaldo. Essa é uma obra que não pode parar e que tem nossa atenção permanente. Inclusive, em junho, entregaremos 70 melhorias habitacionais para a comunidade", salientou Aparecida MAchado.

 

Ainda no Ministério das Cidades, Aparecida Machado protocolou pedido de utilização dos recursos de rendimento das obras da Bacia da Pajuçara, para contemplar novas áreas e sanar o déficit de esgotamento sanitário na parte baixa da capital. Já no Tribunal de Contas da União, a secretária esteve reunida com o ministro Bruno Dantas, com o intuito de informá-lo sobre as providências adotadas em relação aos acórdãos que envolvem o Canal do Sertão.

 

Integração Nacional

 

Em Brasília, a secretária da Infraestrutura anda esteve com o novo ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Segundo Aparecida, a relação com do Estado com o ministério continua favorável para Alagoas. "O novo ministro se comprometeu com o envio de recursos para as obras do Canal do Sertão e nós já protocolamos o pedido para a construção de uma adutora de PVC destinada ao abastecimento de 25 povoados sertanejos", enfatizou Aparecida Machado.

 

Segundo a secretária, o Ministério da Integração Nacional também reafirmou o engajamento com a assinatura da Ordem de Serviço do Trecho 5 do Canal – do km 123 ao km 150 – e com a conclusão das obras já iniciadas. "No segundo semestre, já temos a perspectiva de entrega de mais 12 quilômetros do Canal, pertencente ao Trecho 4, que levará a água até o quilômetro 105, ao alcance do município de São José da Tapera", enfatizou a secretária.

 

Ainda na capital federal, Aparecida Machado acompanhou o governador Renan Calheiros em visita ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

 

Esgotamento Sanitário

 

Na entrevista, Aparecida Machado também anunciou o início das obras da primeira Parceria Público-privada (PPP) do Estado. "Em julho, começaremos as obras de esgotamento sanitário da parte alta de Maceió, que contemplará grandes bairros da cidade, como Benedito Bentes e Tabuleiro dos Martins, com mais de R$ 200 milhões de investimentos", ressaltou  a secretária.

 

A PPP do Tabuleiro também beneficiará os bairros do Clima Bom, Santa Lúcia, Santos Dumont, Antares e Cidade Universitária. A obra vai contar com duas estações de tratamento, uma ampliada e reformada e outra totalmente nova.  O sistema de esgotamento sanitário atenderá, em curto prazo, mais de 40 mil ligações domiciliares e 220 km de rede coletora.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg