Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretária cita benefícios com esgotamento sanitário no Francês
25/03/2015 - 12h30m

Secretária cita benefícios com esgotamento sanitário no Francês

Obra será entregue a população nos próximos 20 dias

Secretária cita benefícios com esgotamento sanitário no Francês

Aparecida Machado vistoriou sistema de esgotamento que será entregue dentro de 20 dias. (Foto: Adailson Calheiros)

A secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, visitou, nesta terça-feira, 24, a obra de esgotamento sanitário da Praia do Francês, município de Marechal Deodoro. Na avaliação dela, a obra trará ganhos para a saúde pública, economia e meio ambiente.

 

Durante a visita, a secretária conheceu a estrutura da Estação de Tratamento e suas respectivas etapas de funcionamento. A obra já se encontra em fase de testes de rede para operação e será entregue em pleno funcionamento nos próximos 20 dias.

 

“Quando pensamos em obras de saneamento, temos que pensar como uma obra de extrema importância para a saúde pública. A ausência do saneamento expõe a população a diversas doenças proveniente da falta dele”, frisou Aparecida Machado.

 

Outro ponto importante, conforme a titular da pasta de Infraestrutura citou é que com a obra de esgotamento sanitário em pleno funcionamento as línguas negras vão sumir em um dos maiores pontos turísticos de Alagoas.

 “Não veremos mais esgoto escoando pelas ruas que acabava contaminado o solo e a lagoa, contribuindo assim com o meio ambiente e com a economia local, que tem como principal fonte de renda a pesca e o turismo”, completou Aparecida Machado.

 

O Sistema de esgotamento do Distrito do Francês está projetado para beneficiar 15 mil habitantes (estimativa prevista até 2027), contando com um sistema coletor de 18,5 Km, sete estações elevatórias, estação de tratamento de esgoto e 5,8 km de emissário de recalque.

Todo o esgoto coletado será enviado para a estação de tratamento onde receberá todo o tratamento necessário para que, somente após todo o processo de despoluição, seja enviado através do emissário para a lagoa Manguaba.

 

A estação de tratamento conta com um centro de pesquisa e análise que servirá para avaliar a eficiência do tratamento e corrigir os processos de despoluição do esgoto recebido pela estação.

 

A obra do governo do Estado, através de um convenio com a Funasa, e executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, será entregue para o Município de Marechal Deodoro. A prefeitura será responsável pela administração do sistema de esgotamento através do seu Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg