Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretária destaca benefícios do Canal do Sertão para os 128 mil sertanejos
09/09/2015 - 14h48m

Secretária destaca benefícios do Canal do Sertão para os 128 mil sertanejos

À Rádio CBN, Aparecida Machado falou sobre a entrega do trecho 3 do Canal ainda este mês, assegurada pelo ministro da Integração em Visita recente ao estado

Secretária destaca benefícios do Canal do Sertão para os 128 mil sertanejos

Aparecida Machado ressaltou que a população já se beneficia dos 65 quilômetros de água existentes no Canal do Sertão (Foto: Neno Canuto)

Marina Ferro

Foto: Neno Canuto

 

A secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, concedeu entrevista, na tarde desta terça-feira (8), à Rádio CBN. Na pauta, os destaques foram as ações da pasta no Sertão, principalmente, as obras do Canal do Sertão, que terá seu terceiro trecho entregue ainda este mês.

 

Aparecida Machado ressaltou a visita do ministro da Integração, Geraldo Occhi, na última semana. “O ministro veio olhar a obra do Canal, confirmar o término do trecho em setembro. É preciso haver um cálculo. Como o dinheiro está curto, o Ministério vai repassar o que era investido no trecho 3 ao trecho 4 e, assim, daremos continuidade à obra. O ministro assegurou os recursos do Canal do Sertão ao governador Renan Filho”, destacou a secretária.

 

“Pela qualidade da obra, também foi verificada a possibilidade da presidente Dilma vir até Alagoas para a inauguração do trecho. Ele veio apenas sondar, não é nada certo. Mas esperamos a presença da presidente na inauguração de uma obra tão importante como essa”, ressaltou.

 

Sobre os benefícios que a população sertaneja terá com a conclusão deste trecho, Aparecida Machado ressaltou que a população já se beneficia dos 65 quilômetros de água existentes no Canal do Sertão.

 

 

“Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos, já existem cerca de 300 pontos de captação de água pelos agricultores locais, para lavoura, criação de animais e também abastecimento de carro pipa. Apesar de estar sendo subutilizado perto daquilo que poderá fazer, ele já está oferecendo benefícios à população”, disse.

 

A adutora do Alto Sertão também teve os recursos assegurados por Occhi, segundo a secretária. “O ministro quer acabar essa obra até dezembro e a construtora garantiu o término. A adutora vai beneficiar 128 mil sertanejos e 8 municípios. Ficamos felizes com a intenção firme do ministro da Integração em cumprir os compromissos com o Estado de Alagoas e não paralisar as obras”.

 

Aparecida Machado concluiu a entrevista dizendo que o Canal do Sertão não será uma ameaça ao Rio São Francisco, como muitos acham. “Pelo contrário. O rio vai levar suas águas para mais gente. É importante pensar que essa obra precisa continuar. Não é questão de querer, essas pessoas precisam de água”, finalizou.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg