Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seinfra adota novo sistema para uniformizar informações de contratos e convênios
12/01/2017 - 18h00m

Seinfra adota novo sistema para uniformizar informações de contratos e convênios

Medida irá otimizar operacionalidade interna, agilizar a execução de projetos e garantir segurança na informação

Seinfra adota novo sistema para uniformizar informações de contratos e convênios
Texto de Myllena Diniz

A partir deste mês, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) passa a adotar um novo sistema de gerenciamento de contratos e convênios, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informação (Itec). O intuito é sistematizar o acompanhamento de processos e garantir mais agilidade, poder de gestão e transparência dentro da pasta.

 

Atualmente, a Seinfra é responsável pela execução de mais de 40 obras estruturantes em todo o Estado de Alagoas e trabalha com a média de 50 contratos e 35 convênios. Esses números, segundo o secretário executivo de Gestão Interna, Victor Vigolvino, tornam a uniformização das informações mais complexa do que em outros órgãos.

 

“A Secretaria possui diversos contratos, convênios e obras. É comum um convênio, por exemplo, alimentar dois ou mais contratos e até obras. Essa aglutinação de processos pode gerar divergências de informações. Por isso, criamos um sistema que evite qualquer tipo de ruído na comunicação interna e no acompanhamento das tramitações”, destacou Vigolvino.

 

De acordo com o gestor, o ideal seria que, para cada obra, houvesse apenas um contrato e um convênio respectivo. Contudo, essa não é a realidade da maioria dos casos, a exemplo do Canal do Sertão. “Nessa obra, um convênio – o Termo de Compromisso – alimenta vários contratos. Então, às vezes, falamos de um mesmo convênio, mas de contratos distintos. Por isso, a equipe precisa estar permanentemente alinhada para que esse tipo de equívoco não aconteça”, explicou o secretário.

 

Com o novo sistema, será feito um link entre todas as obras e seus diferentes processos, entre eles contratos, convênios, pagamentos, aditivos, apostilamentos, liberação de recursos, prestação de contas e paralisações. “A medida irá auxiliar a alta direção da pasta a tomar as decisões corretas, no tempo certo e com base na informação segura. Portanto, trata-se de mais segurança e uniformização da informação, com agilidade, transparência e poder de gestão”, salientou Victor Vigolvino.

 

Segundo o secretário, a ferramenta também será um suporte a mais para o planejamento orçamentário e financeiro da pasta. Isso porque todos os setores poderão acompanhar, simultaneamente, a tramitação dos processos.

 

“Com a plenitude do sistema, a partir do momento que a medição de uma obra for protocolada na Seinfra, já teremos como verificar a questão do empenho, os recursos que temos em conta, se houve algum bloqueio judicial. Enfim, saberemos, com antecedência, as informações necessárias para nos organizarmos orçamentaria e financeiramente, permitindo que a obra seja executada sem atrasos nos pagamentos”, detalhou.

 

Prestação de contas - O desenvolvimento da nova ferramenta foi acompanhado de perto pelo secretário executivo de Infraestrutura, Humberto Carvalho. De acordo com ele, a plataforma, além de estar disponível para todos os setores da Seinfra, também será uma resposta à sociedade alagoana.

 

“Quando o sistema estiver todo alimentado, iremos disponibilizá-lo de forma automática e sistemática na internet, melhorando toda a transparência do nosso trabalho. Então, estarão expostas informações sobre o andamento das obras, a quantidade de recursos liberados e recebidos, e muitos outros dados, sem que precisemos recorrer às planilhas e aos papéis”, enfatizou Humberto Carvalho.

 

Neste momento, foi homologada a primeira versão do sistema e, a partir desta semana, a ferramenta começará a ser alimentada pelos diferentes setores da Secretaria. A meta inicial é contemplar todas as obras que já estão em andamento, para que, na segunda etapa, sejam incluídos os processos de projetos e licitações daquelas que ainda serão executadas.

 

A plataforma, apesar de ter sido desenvolvida para a Seinfra, também está disponível para os demais órgãos estaduais interessados no sistema.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg