Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seinfra apoia reeducandos com oportunidades de trabalho
27/04/2018 - 12h15m

Seinfra apoia reeducandos com oportunidades de trabalho

Cinco reeducandos em cumprimento de pena no regime aberto foram contratados para atuar na pasta

Seinfra apoia reeducandos com oportunidades de trabalho

Seinfra aderiu a convênios que oferecem vagas de trabalho para reeducandos do sistema penitenciário. (Foto: Sandro Neris)

Texto de Julianne Leão

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) compartilha da ideia de que uma pessoa que cometeu um delito pode também contar com projetos públicos que o restaurem por meio de valores éticos e oportunidades profissionais.

Por isso, em parceria com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), a Seinfra aderiu a convênios que oferecem vagas de trabalho para reeducandos do sistema penitenciário que estão em fase final de cumprimento de pena, no regime aberto.

É o caso de Alexandre Nogueira, que está há dois meses trabalhando como porteiro na Seinfra e fala da mudança de vida que teve graças à iniciativa. “Em muitos lugares, ainda existe uma barreira muito grande. A oportunidade que o Estado me deu me permitiu crescer como ser humano, resgatar minha dignidade”, desabafa o trabalhador.

Alexandre conta, inclusive, que nos anos de 2015 e 2016 participou do Enem e ficou em 1º lugar nos dois anos consecutivos. “Graças a essa colocação, ganhei uma bolsa de estudos e hoje curso Administração. Tenho muitos planos para o futuro e o Estado tem me ajudado muito nos meus objetivos”, comenta.

Na copa da Seinfra, Quitéria Gomes também está trabalhando há poucos dias e fala do incentivo da Secretaria. “Isso aqui é o que está me permitindo pagar meu aluguel e alimentar meus filhos. Além de nos manter ocupados, essa oportunidade nos faz sentir mais úteis para a sociedade, e isso nos impede de voltar a fazer coisas erradas. Aqui dentro a gente é visto como gente de verdade”, disse a ajudante.

Para o secretário da Infraestrutura, Fernando Melro, esse tipo de incentivo por parte do Estado é essencial. “Mais do que uma oportunidade de trabalho após o cumprimento da pena, essa ação significa tratar o reeducando com respeito e dignidade”, conclui o gestor.

 
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg