Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seinfra garante apoio técnico e institucional a comunidades quilombolas
10/03/2016 - 15h09m

Seinfra garante apoio técnico e institucional a comunidades quilombolas

Projetos de habitação em quilombos alagoanos será a prioridade do Governo

Seinfra garante apoio técnico e institucional a comunidades quilombolas

Entre as comunidades a serem beneficiadas com ações de infraestrutura estão Pixaim, em Piaçabuçu, e Muquem, em União dos Palmares. Foto: Thiago Sampaio

Texto de Myllena Diniz

Proximidade e diálogo aberto com a sociedade civil têm sido compromissos do Governo de Alagoas. Em reunião com representantes de comunidades quilombolas, no Palácio República dos Palmares, na quarta-feira (9), a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, garantiu apoio técnico e institucional para projetos de habitação em quilombos alagoanos. 

Entre as comunidades que devem ser beneficiadas com ações de infraestrutura estão Pixaim, em Piaçabuçu, e Muquem, em União dos Palmares. "As duas comunidades apresentam as principais demandas, que começaremos a tratar a partir de hoje", destacou Aparecida Machado. 

De acordo com a secretária, habitação rural deve ser o foco das ações. "Vamos visitar essas comunidades, conhecer os projetos que já existem nelas, nos reunir com lideranças e traçar diretrizes. Nossa expectativa é auxiliá-los com habitação rural, por meio de apoio técnico, para elaboração de projetos, e institucional, para a captação de recursos", frisou. 

Na comunidade Pixaim, a intervenção será em busca de melhorias habitacionais e no acesso. Já no Muquem, onde a reivindicação aponta falhas em obras iniciadas em gestões anteriores, representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) farão visita técnica para identificar a solução para os problemas. 

Segundo Alessandra Silva, representante da Pixaim, o olhar do Estado para as problemáticas dos remanescentes quilombolas é fundamental no processo de resistência. "Éramos 100 famílias na comunidade. Hoje, somos 27. A parceria com o poder público é muito importante para que tenhamos as condições necessárias em nosso povoado e para darmos continuidade à nossa história", ressaltou. 

Diante dos relatos, Aparecida Machado reforçou a relevância do encontro para a definição de políticas públicas eficazes. "Entendemos que, para construir uma nova Alagoas, é imprescindível estabelecer um diálogo aberto entre o poder público e as lideranças comunitárias. Assim, podemos avançar ainda mais em prol do desenvolvimento do nosso Estado", destacou a secretária.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg