Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seinfra preza qualidade e organização com auditorias do programa 5S
26/04/2018 - 16h30m

Seinfra preza qualidade e organização com auditorias do programa 5S

Ideia da ação é inserir um sistema de excelência que melhore a vida dos servidores estaduais e, consequentemente, da população alagoana

Seinfra preza qualidade e organização com auditorias do programa 5S

A promoção de hábitos eficientes é essencial na Administração Pública. (Fotos: Julianne Leão)

Texto de Julianne Leão

A ausência de controle, seja na vida pessoal ou profissional, pode tornar todo um sistema inadequado. E é para evitar retrabalhos, eliminar desperdícios e simplificar tarefas que a Secretaria de Estado da Infraestrutura realiza, desde 2016, auditorias internas dentro do Programa 5S, que faz parte do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

A primeira auditoria do ano foi realizada nesta quinta-feira (26), e contou com a participação de servidores da própria secretaria para verificar os processos de organização dos setores. Desde a copa à sala do secretário de Estado, todos os compartimentos foram avaliados, considerando o uso devido de equipamentos, sinalização dos ambientes, limpeza e estado de conservação das estruturas e higienização dos locais.

O gerente administrativo da Seinfra, Carlos Esteves, explica como é realizada a ação. “Os nossos auditores entram em cada setor, olhando criteriosamente a utilização e descarte de materiais, a ordenação e limpeza das salas, a condição equipamentos e instalações elétricas, além de verificar se a caneca sustentável é utilizada pelos servidores, já que não aconselhamos o uso de copos descartáveis”, esclarece Carlos.

Carlos

Os arquivos e documentos armazenados nas salas também precisam estar devidamente categorizados e organizados de formar a facilitar o trabalho dos servidores diariamente. Nilton Alves é supervisor de Desenvolvimento de Pessoas e fala como esse trabalho reflete na rotina de seu setor. “O 5S facilita e funciona! Com os processos mais organizados, resolvemos as atividades rotineiras com muito mais eficácia e rapidez”, comenta o servidor.

O secretário da Infraestrutura, Fernando Fortes Melro, incentiva o programa de Qualidade e destaca que o serviço público só tem a ganhar com a aplicação do 5S. “Além de favorecer um local de trabalho limpo e adequado, é notável a eficácia que o programa produz. A ferramenta dá mais agilidade e eficácia aos trabalhos desenvolvidos por todos na Seinfra”, destaca o gestor.

O resultado da auditoria será divulgado em breve. Acima de 70% de conformidade, o setor avaliado recebe um “selo verde”, comprovando que obedece os padrões 5S.

5S

Sobre o 5S

Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (Disciplina).

 
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg