Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seinfra propõe medidas estratégicas para maior eficiência dos gastos internos
03/05/2018 - 12h05m

Seinfra propõe medidas estratégicas para maior eficiência dos gastos internos

Campanha de conscientização visa reduzir gastos com papel, água e energia

Seinfra propõe medidas estratégicas para maior eficiência dos gastos internos

Desligar a luz, o ar condicionado e os computadores quando ninguém estiver na salas são algumas das práticas educativas aplicadas na Seinfra. (Imagem: Sandro Neris)

Texto de Fernanda Bulhões e Julianne Leão

Aumentar a eficiência do gasto público. Foi com essa premissa que a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) iniciou uma campanha de conscientização com seus servidores para promover a utilização responsável de água, papel e energia.

A campanha abrange todos os setores da Secretaria e possui a finalidade de não apenas enxugar gastos, como também promover o controle e eficiência dos recursos públicos. Para o gerente administrativo Carlos Esteves, a importância do projeto vai além de um projeto interno e tem reflexos na sociedade.

“Em nossa vida pessoal, precisamos ser conscientes do uso responsável desses bens e, no âmbito da administração pública, isso se torna ainda mais importante, já que cada centavo do cidadão alagoano é precioso, e precisa ser investido de maneira eficiente”, explica o gestor.

Entre as ações da pasta, estão a coleta de papéis de rascunho, evitando seu descarte; a racionalização de água e energia, com informes educativos nos banheiros, copas e salas em geral; incentivo ao uso de canecas ao invés de copos descartáveis, além da comunicação interna de conscientização, com murais feitos em papéis reutilizados.

Conforme Carlos Esteves, a meta é reduzir de maneira significativa o consumo dos recursos, trazendo soluções que funcionem. “Tomamos iniciativas simples, mas que no fim do mês fazem a diferença. Será realizado um acompanhamento mensal dos resultados, e a expectativa é de ter números expressivos de redução”, finaliza Esteves.

Ao final da campanha, que se dará no fim de maio, a pasta distribuirá entre os colaboradores um bloco de anotações confeccionado com papéis de rascunho que seriam descartados, além de uma cartilha online, com instruções que deverão ser seguidas de forma contínua.

O documento digital também ficará disponibilizado no site da Seinfra, para que a população obtenha orientações que ajudem na transformação de hábitos e redução de desperdícios.

O secretário da Infraestrutura, Fernando Fortes Melro, ressalta o trabalho do órgão no fortalecimento de uma das prioridades de Renan Filho, de fazer mais com menos. "Para se obter o equilíbrio, é preciso reduzir despesas", enfatiza o gestor.

Outros processos de motivação interna já acontecem na Seinfra, através de programas implantados, como o 5S e a Gestão da Qualidade.

 
a
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg