» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seinfra realiza a 6ª Conferência Estadual das Cidades
25/04/2016 - 19h25m

Seinfra realiza a 6ª Conferência Estadual das Cidades

Evento debate a Função Social das Cidades e das Propriedades, na quinta-feira (28)

Seinfra realiza a 6ª Conferência Estadual das Cidades

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) realiza nesta quinta-feira (28), das 9h às 16h, a 6ª Conferência Estadual das Cidades, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. Nesta edição, o evento debate a “Função Social das Cidades e das Propriedades”, com ênfase em modelos inclusivos, participativos e socialmente justos.

O evento reúne representantes dos 102 municípios alagoanos e atende à convocação do Ministério das Cidades, por meio da 6ª Conferência Nacional das Cidades. Além de representar um marco de consolidação do fortalecimento da democracia no Brasil, o sistema de Conferências – Nacional, Estadual e Municipal – aponta para as diversidades de cada região. Ele também estimula a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano que considera as especificidades sociais e territoriais dos municípios.

Como um evento restrito aos representantes municipais, os participantes devem estar previamente cadastrados neste link. Os nomes devem ser indicados por cada prefeitura do Estado de Alagoas. O engajamento dos gestores é fundamental para a implantação e o fortalecimento do processo de conferências e conselhos, em todos os níveis da federação, cujos princípios são a participação e o controle social, sendo uma forma contínua de aproximar as ações dos governos à realidade da população.

Sobre a 6ª Conferência Estadual das Cidades

Neste ano, o intuito do evento é discutir a qualidade de vida nas cidades. Por isso, a escolha de um tema que é o ponto central do desenvolvimento urbano orientado para a inclusão e a justiça social. A discussão do assunto implica, ainda, no desafio de considerar o interesse social e o individual no espaço urbano em benefício do conjunto da população.

Entre os desafios a serem debatidos na Conferência, estão espaços públicos de qualidade e acessíveis; habitações de interesse social; políticas de regularização fundiária urbana a favor de famílias de baixa renda; potencialidades econômicas das cidades; e principais conflitos existentes nos municípios.