Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seinfra realiza levantamento inicial de melhorias habitacionais na Grota do Aterro
21/05/2018 - 18h28m

Seinfra realiza levantamento inicial de melhorias habitacionais na Grota do Aterro

Mais de 400 casas serão analisadas para que pequenas reformas atendam às necessidades urgentes de moradores

Seinfra realiza levantamento inicial de melhorias habitacionais na Grota do Aterro

Durante a visita da Seinfra, moradores mostraram suas maiores carências estruturais dentro de suas casas. (Fotos: Julianne Leão)

Texto de Fernanda Bulhões e Julianne Leão

A manhã desta segunda-feira (21) foi movimentada na Grota do Aterro, localizada no bairro do Novo Mundo. Isso porque a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) iniciou um levantamento técnico nas casas dos moradores, com o objetivo de selecionar residências em maior estado de vulnerabilidade e realizar, posteriormente, pequenas reformas nas habitações.

Essa etapa faz parte do Programa Vida Nova nas Grotas, desenvolvido pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), e visa realizar pequenos reparos de até R$ 5 mil nas casas avaliadas. Banheiros insalubres, pisos em mau estado e telhados quebrados ou com infiltração são os principais pontos citados pelos moradores.

ss

É o caso de Silene Silva, que mora há mais de 10 anos na comunidade com seus três filhos e não esconde o desejo de ser uma das contempladas do Governo de Alagoas. “Estou desempregada e com problemas de saúde e não teria condições de reformar minha casa sozinha. A grota melhorou muito depois que o Governo fez uma escadaria nova pra gente. E, agora, melhorando as nossas casas, vai ficar ainda melhor”, fala a moradora, que sonha em ter um banheiro novo.

Josineide dos Santos também é moradora da comunidade e ressalta que a reforma em sua casa virá em boa hora. “Se Deus quiser vai dar tudo certo. Serei uma das contempladas e poderei ajeitar o telhado da minha casa e não teremos mais problemas quando chover”, salienta a moradora.

w

De acordo com a superintendente estadual de Habitação, Lorena Coimbra, a previsão é de que mais de 400 casas sejam visitadas pela equipe social da Seinfra e, posteriormente, por engenheiros.

“Hoje foi o primeiro dia que entramos na Grota do Aterro e iniciamos um levantamento técnico. O cadastramento social leva em consideração aspectos socioeconômicos como faixa etária, nível de escolaridade, renda familiar e as necessidades mais urgentes nas habitações selecionadas. Já a equipe técnica da Seinfra, composta por arquitetos e engenheiros, avalia as condições gerais da casa, identificando quais reparos serão necessários para cada habitação”, explica Lorena.

Responsável pela pasta de Infraestrutura, o secretário Fernando Melro ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado nesse projeto.

“O Governo de Alagoas se compromete em garantir melhores condições de vida e dignidade aos moradores das grotas da capital. Sendo assim, a nossa equipe está empenhada em ir diretamente às comunidades e dar apoio a quem mais precisa, viabilizando grandes mudanças nas vidas dessas pessoas”, finalizou.

e

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

ouvidoria.png

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg