Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seinfra recebe representantes indígenas para conversa sobre habitação e infraestrutura
09/03/2016 - 12h52m

Seinfra recebe representantes indígenas para conversa sobre habitação e infraestrutura

Aparecida Machado ouviu as solicitações da classe e disse se empenhar para conseguir recursos para as demandas apontadas.

Seinfra recebe representantes indígenas para conversa sobre habitação e infraestrutura

Secretária de Infraestrutura Aparecida Machado em encontro com indígenas sobre demandas em habitação

Texto de Marina Ferro

Uma das metas do governo Renan Filho é o diálogo com a população. Em função disso, a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, recebeu na sede da pasta nesta quarta-feira (9) representantes da tribo indígena Wassu Cocal. Durante a conversa, foram abordados assuntos como habitações indígenas e infraestrutura.

As solicitações dos representantes indígenas foram aceitas pela secretária, que se dispôs a trabalhar em prol da classe, buscando recursos do Governo Federal ou do próprio Estado para construção de aldeias com infraestrutura elétrica e abastecimento de água.

“Peço para que essas solicitações sejam enviadas como documento para que possamos buscar recursos. Habitação e infraestrutura têm que ser direcionadas também para o povo indígena e quilombola, dentro das suas necessidades”, disse Aparecida Machado.

No município de Pariconha, 52% da população são indígenas. Com a finalização da obra da adutora Pariconha-Delmiro, 25 povoados da região serão atendidos. “Vamos ver se dentro desses 25 povoados existem aldeias para fazer a interligação”, ressaltou Aparecida Machado.

A representante indígena Elizeane Silva, da aldeia Kariri Xocó, disse que o problema indígena é histórico, desde que a área urbana teve um aumento significativo, fazendo com que os índios perdessem suas origens. “Nós não temos terras e precisamos que as ocas sejam construídas de acordo com nossas crenças. Também é uma solicitação nossa esse diálogo próximo com representantes do Estado para que possamos mostrar nossos anseios”, finalizou.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg