Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Trecho 5 do Canal do Sertão abastecerá três municípios alagoanos
02/07/2016 - 11h48m

Trecho 5 do Canal do Sertão abastecerá três municípios alagoanos

Obra anunciada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, beneficiará cerca de 30 mil sertanejos

Trecho 5 do Canal do Sertão abastecerá três municípios alagoanos
Texto de Myllena Diniz

O pronunciamento do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante sua vinda a Alagoas, mostrou afinação entre os governos federal e estadual para a execução da quinta etapa do Canal do Sertão. As obras do novo trecho levarão a água do quilômetro 123, em São José da Tapera, ao quilômetro 150, em Olho d’Água das Flores.

 

“Temos o compromisso de iniciar as obras do trecho 5 do Canal do Sertão, fazendo a água avançar pelo Estado de Alagoas. O sonho da integração do rio São Francisco a Arapiraca é possível”, declarou o ministro.

 

Antes de chegar à quinta etapa, o Canal do Sertão já terá beneficiado 160 mil alagoanos, distribuídos entre os municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho d’Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera. Já no Trecho 5, a água estará ao alcance das populações de Monteirópolis e Olho d’Água das Flores.

 

“A declaração do ministro é muito positiva para Alagoas. O Canal do Sertão tem levado oportunidade para milhares de alagoanos, antes castigados pela seca. É a maior obra de infraestrutura hídrica do nosso Estado, e continuaremos focados na sua continuidade”, destacou a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

 

O Canal do Sertão já abastece seis municípios e beneficia 130 mil alagoanos, ao longo de 93 km. “Até o final deste ano, com a entrega de 12 km do Trecho 4, serão mais de 160 mil sertanejos contemplados até o km 105 da obra”, completou Aparecida Machado.

 

Orçado em cerca de R$ 3 bilhões até o trecho 5, o canal compõe o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Quando concluído, serão 250 km de abastecimento de água ao alcance de um milhão de pessoas, em 42 cidades, do Sertão ao Agreste de Alagoas.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv

banner-transparencia.png

Órgãos Vinculados

Casal

 

DER-AL

 

Serveal

Integra

Diário Oficial

cpl.jpg